Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas - AMUV 17/06/2019 - 16:06

O Primeiro Grupamento de Bombeiros participou nos dias 14 e 15 de junho do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas - AMUV, organizado pela parceria entre SIATE e SAMU.

A abertura do curso ocorreu no Salão de Atos do Parque Barigui, e teve como participantes da Mesa Diretiva, o Ilustríssimo Senhor Comandante do 1º CRBM - Ten.-Cel. QOBM Maurício Genero, o Senhor Secretário de Saúde do Estado - Sr. Carlos Alberto Gebrim Preto, o Diretor Médico do Siate - Dr. Edson Vale Teixeira Júnior, e a representante da Secretaria Municipal de Saúde - Dra. Anna Paula Lacerda Penteado.

Integrantes da Mesa Diretiva

O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre elas: bombeiros militares do 1°GB, 6°GB e 7°GB, membros do SAMU estadual e municipal, socorristas das Concessionárias das Rodovias estaduais e federais, integrantes da Faculdade Pequeno Príncipe, equipe de socorristas do Exército Brasileiro, socorristas da empresa Medilar - UNIMED, integrantes da Guarda Municipal de Curitiba, profissionais da SETRAN, alunos da Escola de Socorristas de Pinhais e militares do Batalhão de Operações Aéreas - BPMOA.

Participantes do Curso de AMUV

Os participantes iniciaram o curso assistindo à palestras nas quais foram discutidos assuntos relativos ao controle de cena, triagem seguindo o método START -  Triagem Simples e Tratamento Rápido, e transporte das vítimas aos hospitais de referência. No segundo dia foram realizados exercícios práticos de avaliação e triagem nos diversos cenários criados no local, e também uma simulação de um AMUV com 45 vítimas, envolvendo dois automóveis e um ônibus.

Na simulação houve extricação das vítimas do interior dos veículos, e classificação das mesmas devido à gravidade de seus ferimentos, sendo possível observar a dedicação das equipes de intervenção em aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Comunicação Social - B5/1°GB
A INFORMAÇÃO COM FOCO NA MISSÃO