Curso de Operações com Embarcações em Portugal 15/03/2016 - 16:44

Foi realizado, no período de 15 à 26 fev 2016, em Portugal, o Curso de Operador de Embarcações de Salvamento Marítimo da Marinha Portuguesa, que teve  como objetivo a capacitação de nove Bombeiros Militares brasileiros que atuam em Grupamentos Marítimos e Grupamentos de Bombeiros  do litoral do Brasil.

Os estados representados na capacitação foram São Paulo, Santa Catarina, Espirito Santo, Paraíba e Paraná, sendo que o Corpo de Bombeiros do Paraná foi representado pelo 1º Tenente QOBM Thyago Giamberardino e o 1º Sargento QPM 2-0 Luiz Ricardo Guidini, ambos militares pertencentes ao 8º Grupamento de Bombeiros.

O curso foi oferecido pela Autoridade Marítima Portuguesa, por meio do Instituto de Socorro aos Náufragos (ISN), órgão ligado à Marinha Portuguesa, que, através da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), disponibilizou 10 vagas para a participação dos bombeiros militares brasileiros.

O objetivo principal foram as operações com embarcações de salvamento, semirrígidas, de 09 metros (29 pés), em condições extremas de ambiente oceânico nas missões de busca, salvamento e resgate até 20 milhas náuticas da costa.

Como parte da grade curricular, os participantes tiveram instruções de treinamento físico, hidrografia, orientação e navegação, técnicas de sobrevivência no mar, comunicação, procedimentos de navegação em ambientes confinados, arrebentação, águas abertas, navegação noturna com e sem instrumentos, manobras de salvamento e manutenção.

Além disso, foram efetuadas palestras e instruções no Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo da Marinha (MRCC), onde são coordenadas todas as missões de Busca e Salvamento, e na Esquadra 751 de Helicópteros da Força Aérea de Portugal, onde os militares brasileiros puderam conhecer o trabalho conjunto da Marinha, Força Aérea e órgãos de apoio.

É importante ressaltar que o ISN é referência na Europa, tendo 123 anos de atividades no salvamento marítimo. Segundo o 1º Sargento Guidini, atualmente lotado na Base Náutica de Busca e Salvamento (BNBS) do Corpo de Bombeiros, em Guaratuba, "a experiência superou a expectativa, sendo enriquecedora, tanto no campo profissional quanto no pessoal, pois, lá tivemos um aprendizado incrível, troca de experiências e conhecimentos importantes e, além disso, a forte camaradagem entre brasileiros e portugueses. Nos apresentaram uma estrutura de logística de apoio fantástica, com formadores altamente qualificados sejam Praças, Suboficiais ou Oficiais, além de instruções com extremo profissionalismo."

O 1º Tenente Thyago, Comandante da fração Bombeiro Militar lotada no Centro Integrado de Operações Marítimas – CIOM, em Paranaguá, complementa que o objetivo principal da ida à Portugal para treinamento foi, além da aquisição de técnicas para salvamento marítimo até 20 milhas da costa, a pesquisa por uma embarcação capaz de realizar busca e salvamento nessas áreas mais afastadas e, posteriormente, trabalhar a possibilidade de trazer essa tecnologia para nossos serviço.

O 1º Tenente Thyago, ainda, relata a experiência que teve: “A ESVSR ou Embarcação Salva Vidas Semirrígida foi construída para operar em condições de mar adversas e severas para a salvaguarda da vida humana no mar, sendo capaz de enfrentar ondulações de mais de 5m quando conduzida por pilotos bem treinados”. Já está no planejamento do 8º Grupamento de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a aquisição de duas embarcações deste porte, com o objetivo de guarnecer o CIOM e a BNBS.

Os conhecimentos e as experiências compartilhadas pelo ISN e a interação entre os bombeiros militares brasileiros durante o curso trará reflexos importantes para a otimização do gerenciamento e do planejamento das missões de Busca e Salvamento, bem como, para a implementação dos procedimentos operacionais e a aquisição de equipamentos adequados para a busca e salvamento em ambiente marítimo, tendo como objetivo principal a salvaguarda de vidas humanas.