Curso de Produtos Perigosos 16/11/2015 - 09:35

Foi realizado no mês de novembro, o Curso de Técnicas Avançadas em Emergência com Amônia, promovido pela empresa Oxigen e em parceria com a empresa chilena OTEC HAZMAT, a qual contou a participação de integrantes do 4º Grupamento de Bombeiros.

O curso foi realizado em uma ampla área pertencente ao complexo de edificações da Coopavel (Show Rural), no município de Cascavel. Participaram deste treinamento, juntamente com os demais integrantes da turma, sete Bombeiros Militares, os quais são pertencentes aos Subgrupamentos e Estado Maior do 4ºGB.

O foco principal do curso foram relacionados a substância química Amônia. Este produto é utilizado de maneira ampla principalmente na área agrícola, tais como fertilizantes e nos sistemas de refrigeração de grandes frigoríficos, ou ainda como explosivo na forma de nitrato de amônio. Uma vez que a região Oeste do Estado possui uma vasta área agrícola e abriga grande quantidade de cooperativas voltadas a finalidade de abate de animais, tais informações ofertadas no curso foram de grande relevância aos participantes.

Foram 16 horas/aula de treinamento teórico/prático, com conteúdo baseado em normas internacionais, tais como a OSHA 29 CFR 190.111(a), EPA, Risk Management Program, IIAR - International Institute os Ammonia refrigeration, ASTI – Ammonia Safety & Training Institute e a NFPA 472.

O conteúdo programático abordou assuntos relacionados as propriedades químicas da amônia, efeitos nocivos a saúde e primeiros socorros, equipamentos de monitoramento para amônia e confinamento e controle de fugas.

Finalizado o curso, a próxima etapa é a multiplicação do conteúdo para os demais integrantes, de forma a abranger todo o efetivo operacional dos Subgrupamentos.