Curso de socorrista 2013 – aula inaugural
08/05/2013 - 09:30

No dia 06 maio de 2013 foi realizado nas dependências do auditório da Faculdade Guairaçá o início do Curso de Socorrista 2013, com uma aula inaugural proferida pelo Enfermeiro do Setor de Fiscalização em Vigilância Sanitária Municipal, Sr. Alexandre Fenando de Souza, o qual apresentou um histórico sobre o primeiro curso realizado em Guarapuava e do qual fez parte como instrutor.

Este evento contou com a presença de várias autoridades civis e militares, onde o Sr. Comande do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente Maj.Willians de Sousa Cortes declarou aberto os trabalhos relativos ao Curso de Socorrista 2013 na cidade de Guarapuava.

Este curso não acontecia em Guarapuava desde 1998, quando houve a formação da primeira turma.

Numa parceria entre Estado e Município o Corpo de Bombeiros de Guarapuava cedia novamente este curso com o intuito de proporcionar serviço de atendimento pré-hospitalar nos municípios de Guarapuava, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Candói.

O corpo discente será formado por 22 integrantes do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, 1 militar do 26º Grupo de Artilharia de Campanha, 01 militar do 16º Batalhão do Policiai Militar, 06 integrantes do SAMU, e 01 integrante da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

O regime escolar de formação será de 270 horas, onde serão abordados várias temas como Anatomia, fisiologia humana, Biossegurança, Atendimento Inicial, emergências clínicas, fraturas, ferimentos e entre outros nas dependências do Corpo de Bombeiros de Guarapuava.

Os cursistas durante o curso realizarão estágios em diversos locais de atendimento à saúde.

O corpo docente contará com a participação de profissionais na área de saúde civis e militares, sendo Bombeiros, médicos, enfermeiros, bióloga, fisioterapeutas e diversos profissionais com conhecimento na área.