Defesa Civil e Corpo de Bombeiros socorrem desalojados em Matinhos 12/01/2010 - 07:00

As fortes chuvas, que atingiram o litoral do Paraná nesta sexta-feira (09) deixaram 50 desalojados em Matinhos e exigiram ações de emergência da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O município foi o mais afetado pela chuva no Litoral. “Registramos até o momento 20 ocorrências. Os bairros Tabuleiro, Sertãozinho e Bom Retiro foram os mais prejudicados. Nos outros municípios tivemos ocorrências isoladas”, explicou o comandante da Operação Verão, major Edinilson Barros.

“As pessoas resgatadas foram encaminhadas para a Escola Municipal 8 de Maio, mas a maioria já está voltando para suas residências, à medida que a água abaixa. O Corpo de Bombeiros vai continuar trabalhando e não há motivo para preocupações”, disse Barros. O comandante alertou a população para evitar os locais alagados, onde há risco maior de acidentes.

Segundo o Sistema de Metereologia do Paraná (Simepar) a precipitação pluvial das 00h às 15h de sexta-feira foi de 196 mm, mais da metade da média climatológica prevista para o mês de janeiro, de 300mm. “Choveu mais da metade do previsto para o mês todo em apenas um dia. Até o final do dia não há previsão de melhora do tempo, As chuvas devem continuar durante todo o final de semana, embora com menos intensidade”, explicou o metereorologista Samuel Braun.

A família de Amilton Viana, 46 anos, foi umas das resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. O assistente técnico mora há 16 anos em Matinhos e contou que foi a primeira vez que sua casa, localizada próximo a um rio, alagou. “Acionamos os bombeiros para retirar meus netos, de dois e seis anos. Choveu tanto que a água chegou na cintura”, afirmou.

O estudante Jean Brito, 13 anos, voltou para a casa alagada para resgatar o cachorro de estimação. “Assim que as ruas começaram a alagar lembrei do Xerife, que tem apenas seis meses. Voltei correndo para buscá-lo. Não peguei mais nada, apenas o meu melhor amigo. Esta é a segunda vez que salvo a vida dele. Eu o encontrei na rua machucado há alguns meses e levei para casa”, contou o joinvilense, que está a passeio no litoral do Paraná. Fonte AEN