Desfile marca momento especial para o CBMPR 07/09/2023 - 15:19

O desfile de 7 de Setembro, em comemoração pela Independência do Brasil, realizado no Centro Cívico, em Curitiba, teve um significado especial para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) em 2023. Foi o primeiro da Corporação desde sua emancipação da Polícia Militar, ocorrida no final do ano anterior por meio de Emenda Constitucional. Estiveram presentes na solenidade o comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes; o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, representando o governo do Estado do Paraná; o Comandante-Geral do CBMPR, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o Subcomandante do CBMPR, Coronel Antonio Geraldo Hiller Lino; entre outras autoridades.

Como forma de marcar o momento histórico, o CBMPR levou para a cerimônia 159 profissionais, divididos em cinco pelotões, além de 21 veículos. Eles representaram os 3.301 bombeiros militares do Estado. O desfile motorizado incluiu modelos antigos, que hoje integram o Museu do Bombeiro, no Comando-Geral, além de peças modernas, atualmente utilizadas para diversos tipos de atendimento de emergência.

Entre elas, ambulâncias, quadriciclos usados na Operação Verão, caminhonetes, caminhões tanque e viaturas especializadas – inclusive para ocorrências em ambiente florestal. Destaque para a autoplataforma mecânica adquirida em 2018, com alcance de até 54 metros de altura, própria para atividades de combate a incêndio e resgate de vítimas com apoio de um cesto.

“Este é o primeiro desfile realizado pelo CBMPR após a desvinculação, sendo um momento histórico e especial para nossa Corporação”, declarou o Comandante-Geral do CBMPR, Coronel Vasco. A passagem do Corpo de Bombeiros pelas ruas, durante a festividade, não foi emocionante apenas para os integrantes da instituição, mas também para a população. Parte do público esperava com especial interesse a presença da tropa da Corporação e seus inconfundíveis veículos vermelhos. É o caso, por exemplo, da família da professora Roseane Kobrem, de 49 anos: “Estamos animados. A gente vem sempre que pode, achamos importante. Gostamos muito de ver os carros, o Corpo de Bombeiros, o Exército. Chama bastante a atenção”.

O primeiro pelotão a desfilar foi composto por militares do Comando-Geral. Todos utilizando o novo fardamento, que também é um equipamento de proteção de uso diário. Logo em seguida, veio o pelotão composto por militares do 1º Grupamento de Bombeiros, criado em 1912, em Curitiba. Simbolizando a principal atividade de atendimento da Corporação, o desfile ocorreu com uniforme dos Socorristas.

No terceiro pelotão estavam os militares do 6º Grupamento de Bombeiros, que foi criado em 1994, em São José dos Pinhais, e que é especializada em combates florestais. Por esse motivo, se localiza na Região Metropolitana de Curitiba, próximo à área de maior cobertura florestal de Mata Atlântica. A unidade se apresentou com o equipamento de proteção individual (EPI) de Combate a Incêndio Florestal.

Com militares do Grupo de Operações e Socorro Tático (GOST), criado em 2006, as atenções foram voltadas para o quarto pelotão. Esse grupamento, que já realizou operações em apoio a outros estados, atende buscas e salvamentos em ambiente urbano, aquático, florestal, montanha e operações de defesa civil, além de apoio em ocorrências de natureza diversa.

Utilizando o uniforme da Defesa Civil, o quinto pelotão participou do evento com militares do 7º Grupamento de Bombeiros, cujos trabalhos iniciaram em 2010. Baseado em Colombo, na Grande Curitiba, atende ocorrências relacionadas a desastres naturais, atuando em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Paraná está estruturado com 3 Comandos regionais e 19 Unidades Operacionais. Atua na coordenação e execução de atividades de defesa civil; no exercício do poder de polícia administrativa referente à prevenção a incêndios e desastres; no combate a incêndio e desastres; na prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; bem como em buscas, salvamentos, socorros públicos e atendimento pré-hospitalar.

A solenidade foi promovida pela 5ª Divisão de Exército Brasileiro e pelo Governo do Paraná. O desfile contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas, entre civis e militares. Estiveram presentes tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Curitiba, bem como de instituições governamentais não militares, como Defesa Civil e Setran.

“O momento é simbólico, emblemático, essa data sempre teve adesão muito grande no estado do Paraná; para nós é motivo de orgulho participar de um evento tão bonito quanto esse”, revelou o Coronel Hudson Teixeira. Foi ele quem teve a honra de apagar o Fogo Simbólico da Pátria, que estava localizado ao lado do camarote das autoridades, marcando o fim da cerimônia. A pira havia sido acesa na segunda-feira (4), em evento de abertura da Semana da Pátria, no Palácio Iguaçu.