Encerramento do Treinamento de Resgate em Estruturas Colapsadas - Nível Leve 03/03/2016 - 10:30

Encerrou-se em data de 27 de fevereiro de 2016, o Treinamento de Resgate em Estruturas Colapsadas Nível Leve, em cerimônia contando com a ilustre presença do Sr. Ten.-Cel. QOBM Orlando Arthur da Costa, Chefe da 4ª Seção do Estado Maior do CCB, do Sr. Ten.-Cel. QOBM Paulo Henrique de Souza, Comandante do Oitavo Grupamento de Bombeiros, Sr. Mordecai Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, Dr. Jean Colbert Dias, Procurador do Município e outros representantes da prefeitura local.

Sediado no Centro de Treinamento da fração de bombeiros de Guaratuba a capacitação foi ministrada a trinta oficiais, que representavam todas as unidades de bombeiros do estado. O treinamento foi composto por oito módulos teórico-práticos, doze provas, muitas prática sob o sol escaldante e um grande simulado final que se estendeu por toda a madrugada e manhã do dia 27 último. Com este quadro de trabalho, os alunos puderam ter contato em sala de aula com as disciplinas, praticar, tirar dúvidas e sedimentar muito bem os conhecimentos adquiridos.

Os instrutores responsáveis foram quatro militares provenientes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), sendo o Major PM Jefferson de Mello um dos professores e coordenador. Todo o conhecimento repassados pelos docentes, advém de longo caminho percorrido por estes quanto a treinamentos e cursos, sendo que são habilitados à certificar os concludentes como Resgatastes Nível Leve dentro dos padrões INSARAG. Cabe ressaltar, que esta certificação é mundialmente reconhecida e sacramentada em grandes instituições da área e um passo inicial para futuras capacitações como de Instrutor e Resgataste Nível Médio.

Destes intensos dias, grandes frutos serão colhidos pela instituição do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, pois trinta multiplicadores retornaram às suas unidades de origem com novos conhecimentos e vontade para instruir e perpetuar a doutrina aprendida.