Eventos comemorativos ao Dia Nacional do Bombeiro 10/07/2014 - 09:09

Durante a primeira semana de julho, a sede do 4° Grupamento de Bombeiros (Cascavel) promoveu diversas atividades em comemoração ao dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 02 de julho.

O início das atividades comemorativas foi marcada pelo Culto Evangélico alusivo a data, realizado da igreja Assembléia de Deus, no Bairro São Cristóvão. Participaram deste momento de louvor, juntamente com os Bombeiros Militares, Policiais Militares e integrantes do Exército Brasileiro, representados pelo 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado.

No dia 02 de julho, integrantes do 1° Subgrupamento de Bombeiros – Cascavel - realizaram uma palestra sobre primeiros-socorros para funcionários da Prefeitura Municipal de Cascavel. O evento foi realizado às 08h e contou com um público expressivo, no qual os participantes além de adquirir conhecimentos básicos na área de atendimento pré-hospitalar, puderam esclarecer dúvidas sobe o correto acionamento do Corpo de Bombeiros e sobre os cuidados que devemos ter com a segurança em uma cena de acidente.

Na quarta-feira, dia 02 de julho, os alunos do Curso de Formação de Soldados promoveram uma exposição de materiais no calçadão em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, região central do município de Cascavel. No local foram expostos materiais operacionais utilizados no combate à incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento e buscas terrestre e aquática. Dezenas de pessoas que transitavam pelo centro passaram pela exposição, com destaque especial para as crianças, que vestiram alguns dos equipamentos utilizados.

Para marcar esta data tão especial para a Corporação é que na quinta-feira (03) o Estado Maior do 4° GB promoveu uma confraternização entre os integrantes do Grupamento. Na data foi realizado um torneio de futebol e um torneio de truco, no qual sagraram-se campeões o time da prontidão A do 1°SGB (futebol) e a dupla de integrantes do 2°SGB (truco).

Ainda durante o evento foi realizada a entrega da homenagem ao Bombeiro do Mês, tendo como agraciado o Cb. QPM 2-0 Lima, o qual possui em seu currículo o Curso de Socorrista, Condutor de Viatura Policial Militar, além da medalha de Menção Honrosa de Mérito Pessoal, medalha comemorativa aos 100 anos do CBPR e Medalha Cinqüentenário do Serviço de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros. Atualmente o Cabo Lima desempenha função operacional no 1°SGB (Cascavel), destacando-se principalmente na área de Busca Aquática.

Também de forma a aproximar a comunidade do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, o 1° SGB e os alunos do Curso de Formação de Soldados realizaram uma apresentação técnico-profissional na última sexta-feira (04). O evento, realizado em um dos edifícios da rede hoteleira, qual é um cartão-postal turístico do município, despertou a curiosidade das pessoas que passavam pelo local, as quais acompanharam a apresentação de um simulado que consistiu no atendimento a uma ocorrência de incêndio em edificação e evacuação de vítimas utilizando técnicas de salvamento vertical. A semelhança com uma situação real foi tanta que a Central de Operações recebeu diversos chamados, no qual o telefonista de emergência orientou os solicitantes sobre a realização de um simulado técnico-profissional e indicou para que os mesmos deslocassem até o local para acompanhar a atividade.

Finalizando a semana comemorativa, foi realizada uma Celebração Eucarística na noite do último sábado, dia 05. A missa foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e contou com uma grande participação da comunidade, sendo a equipe litúrgica composta por Bombeiros Militares do 4° Grupamento de Bombeiros e alunos do Curso de Formação de Soldados. Ao término da celebração, foi realizada uma benção especial pelo Celebrante e cantado os parabéns pela data por toda a comunidade, que aproveitou a oportunidade para cumprimentar os Bombeiros-Militares presentes e desejar a Paz de Cristo.