Formação da equipe de salvamento em águas rápidas do 2ºSGBI 18/09/2017 - 10:10

Encerrou nesta sexta-feira (15) o primeiro curso de salvamento em águas rápidas do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente. O curso buscou estabelecer as condições e regular os procedimentos para o desenvolvimento do treinamento em Salvamento em Águas Rápidas (SARP) com vistas à efetivação da Força Tarefa para resposta a desastres, além de implantar treinamentos padronizados pelo setor de ensino e instrução do Comando do Corpo de Bombeiros.

O curso foi ministrado em Pato Branco, Coronel Vivida e Itapejara D'Oeste e contou com a participação de 20 bombeiros militares, sendo encarregado pela coordenação do curso o 2º Ten. QOBM Rafael Carabagiale Fuck também comandante da força tarefa de SARP do 2º SGBI, auxiliado pelo Sd. QPM 2-0 Jeferson Cleiton Piva da Silva.
Segundo o Tenente Rafael, o curso procurou atender ao decreto 7.337 de 11 de jul. 2017 juntamente com o quadro de trabalho dos multiplicadores das forças-tarefa padronizados para o Estado.

As instruções foram realizadas em conjunto com o 3º SGBI de Francisco Beltrão, onde os bombeiros procuraram cumprir as tarefas com máximo de exatidão de forma que em ocorrências reais os riscos a vida do militar e das vítimas sejam minimizados e o salvamento seja ágil, técnico e preciso. Disse ainda que foi muito bom o desempenho de todos e já planeja treinamentos regulares na região, por conta da possibilidade de acionamento da força-tarefa local para outras regiões do Estado.

O Capitão QOBM Genuíno Luiz Dalponte, na entrega dos certificados, disse que é a primeira equipe do Estado a ser formada nas unidades e parabenizou os BMs que concluíram o curso.