Formatura Salva-Surf – Turma Ilha do Mel 2015 26/03/2015 - 09:30

Entre os dias 18 e 20 de março, foi realizado o treinamento de mais uma turma do Projeto Salva-Surf. Desta feita, nove surfistas da região da Ilha do Mel, receberam instruções ministradas por Socorristas e Guarda-vidas do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral do Paraná. Esta é a quarta edição do evento na localidade, que sempre se mostra muito receptiva, valorizando o interesse dos surfistas.

Durante os três dias de treinamento, englobando aulas teóricas e práticas, os “salva-surfers” puderam ter contato com técnicas específicas como: salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado. Além disso, receberam informações sobre as rotinas e peculiaridades do serviço de nossos guarda-vidas, no intuito de criar um vínculo de parceria entre a instituição e a comunidade local.

O projeto Salva-Surf, também adotado por outros estados da federação, tem como principal objetivo capacitar minimamente surfistas para que, durante sua prática, possam dar uma primeira e mais adequada resposta aos incidentes em meio líquido, de forma a garantir sua segurança e a da vítima. Sempre dentro da filosofia do “primeiro respondedor”, são orientados a avaliar a cena e acionar as demais instituições de emergência (Corpo de Bombeiros – 193 ou SAMU – 192), antes de qualquer atuação.

O 8º Grupamento de Bombeiros entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas também por estarem muitas vezes bem localizados, dentro do mar, próximo a possíveis vítimas. Ademais, possuem excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação, visto suas constantes práticas nestas correntes.

O projeto hoje é fortalecido pela parceria entre o 8º Grupamento de Bombeiros e a ONG Parceiros do Mar, que, dentre outros, apoia a ação por meio do contato com as Associações de Surf e provendo meios administrativos, os certificados de conclusão e a vestimenta (lycra) que simboliza o salva-surfer formado. A cooperação vem se mostrando um grande sucesso, visto que já possibilitou o treinamento de um total de 47 surfistas entre Ilha do Mel, Pontal do Paraná e Matinhos, somente em 2015. Para o futuro, ainda almeja-se elevar muito este número, para que nossas praias estejam cada vez mais seguras para a população.