Formatura do Curso de Guarda-Vidas Turma 2014-2015 12/02/2015 - 10:23

Foi realizada na manhã do dia 11 de Fevereiro de 2015, às 09h00min, na área de praia, aos fundos do Quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos - 8°GB, a Formatura do Curso de Guarda-Vidas, categoria Sargentos e categoria Cabos e Soldados - Turma 2014/2015.

O evento contou com a participação do Exmo. Sr. Coronel. QOBM Fabio Mariano de Oliveira, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, do Coronel da Reserva Remunerada da PMPR, David Antonio Pancotti, representando o Sr. Eduardo Antônio Dalmora, prefeito de Matinhos, do Major QOBM Paulo Henrique de Souza, Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, do Major QOBM Abrao Mahmoud Filho Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, do Maj QOBM Fernando Ferreira Machado, Chefe do Centro de Ensino e Instrução, além de diversas autoridades Civis e Militares.

O curso de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros da PMPR é considerado um dos cursos mais exigentes da corporação, devido ao alto grau de esforço físico e psicológico exigidos dos alunos guarda-vidas durante o período de treinamento.

Este curso é referência em âmbito nacional na preparação de profissionais para a realização de atividades de salvamento aquático nos mais diversos corpos hídricos, como o mar, as represas e os rios, entre outros.

A turma de guarda-vidas que se formou nesta manhã é composta por 103 bombeiros militares, os quais foram formados em 04 núcleos de ensino do Corpo de Bombeiros (Curitiba, Cascavel, Pontal do Paraná e Guaratuba). Deste total de formandos, 90 bombeiros frequentaram o curso categoria Cabo e Soldados e 13 frequentaram o curso na categoria Sargentos.

Em 05 (cinco) meses de formação, foram mais de 600 horas de treinamento para que os profissionais estivessem aptos a desempenhar a valorosa missão de salvar vidas.

Além do simbolismo tradicional de os guarda-vidas formandos irem buscar seus uniformes em embarcações fundeadas além da linha de arrebentação, no decorrer da formatura, o 1o Sargento Flavio Marques de Oliveira, que completará, no dia 22 de fevereiro de 2015, 35 anos de serviço e passará para a Reserva Remunerada, entregou a regata de Guarda Vidas para seu filho, o Soldado André Marques de Oliveira, formando do presente curso, representando a continuidade do serviço de guarda-vidas pela família Marques de Oliveira.