Formatura do Curso de Socorrista 2023 - Categoria Oficiais e Praças 04/08/2023 - 16:03

Ocorreu na manhã de hoje (04) em Curitiba, a formatura do Curso de Socorrista- categoria oficiais e praças, Turma CEI, a qual foi presidida pelo Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná Coronel BM Manoel Vasco de Figueiredo Junior e contou com a participação do Subcomandante Coronel BM Antonio Geraldo Hiller Lino, Dr. Cesar Neves, Diretor Geral da SESA, Coronel QOPM Paulo Henrique Semer, Subcomandante da PMPR e demais autoridades presentes.
 O Curso de Socorrista tem por finalidade preparar o Bombeiro Militar, dotando-o dos conhecimentos profissionais necessários para o exercício de suas atribuições como Socorrista. O profissional atua sob supervisão médica, direta ou à distância, fazendo uso de materiais e equipamentos especializados. Sua capacitação ocorre em parceria com os profissionais da área de saúde, visando o reconhecimento para atuação no serviço de atendimento pré-hospitalar.
Nesta data, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem a grata satisfação de contar com um total de 67 novos socorristas bombeiros militares, formados e prontos para atuar em todo o Estado. Além da formação no Centro de Ensino e Instrução em São José dos Pinhais, o 3º Grupamento em Londrina e 4º Grupamento em Cascavel também formaram socorristas, totalizando 112 novos profissionais. Outras instituições também formaram socorristas no curso, tendo a participação de 5 policiais militares, 9 bombeiros comunitários, 8 policiais rodoviários federais e 9 profissionais da saúde, indivíduos ímpares que difundirão o conhecimento adquirido durante o curso.

SIATE- O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, e tem como missão primordial prestar Atendimento Pré-Hospitalar às vítimas de acidentes ocorridos em vias e logradouros públicos, ou em ambientes profissionais e domiciliares. O atendimento do SIATE é voltado para casos de trauma, tais como acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, soterramentos, acidentes de trabalho, ou ainda problemas clínicos com risco iminente de morte. Destinado à especialização em nível operacional, de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros, o Decreto Estadual nº 4.832, de 04 de outubro de 2001, institui no Corpo de Bombeiros do Paraná o Curso de Socorrista.

Assim como o tão esperado momento do recebimento dos certificados pelo novos socorristas, outro momento foi destaque na solenidade: a escolha como nome de turma do Capitão QOA Manoel Vasco Figueiredo.

“Capitão QOA Manoel Vasco Figueiredo, Oficial de nobre estirpe, uma estrela que emprestou seu fulgor para abrilhantar ainda mais a história da Gloriosa Instituição à qual pertenceu, marcando-a, indelevelmente, com o capítulo da sua admirável carreira. Iniciamos o histórico deste valoroso bombeiro militar atendo-nos ao rico simbolismo do seu nome que, na etimologia hebraica, significa “ Deus está conosco”, deixando manifesto que sua presença, de modo algum passaria despercebida, ao passo que fosse um reflexo do seu Criador. O nascimento deste luso rebento, deu-se na cidade portuguesa de Vila do Conde, localizada na sub-região do Porto, ao Norte do país da magnífica Torre de Belém. Orla gloriosa da qual partiram as Naus heróicas que trariam à lume muitas terras longínquas e até mesmo misteriosas, dando a conhecê-las ao mundo inteiro. Dentre essas paragens neo descobertas pelos desbravadores lusitanos, destacava-se um País quase 100 vezes maior que Portugal, o Brasil, que como “Mãe Gentil” acolheu a família Vasco de Figueiredo, tornando-se também aos imigrantes recém chegados, sua "Pátria Amada"! O Capitão Vasco foi casado com a Senhora Glacy Ramos Mariano de Figueiredo e pai do atual e primeiro Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel BM Manoel Vasco de Figueiredo Junior. Passou a compor as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar em junho de 1948, na cidade de Paranaguá; naturalizou-se brasileiro em 1951, tornando-se assim, definitivamente, um filho desta nação. Tendo ingressado como praça, percorreu um longo caminho até o oficialato, passando por todas as graduações e postos até atingir o status de Oficial Intermediário, em agosto de 1967, no qual encerraria sua ilustre carreira. “

Após homenagens e agradecimentos aos envolvidos, finalizando a solenidade o Coronel Vasco, em sua fala, ressaltou a importância dessa nova missão que agora os novos socorristas carregam, com o compromisso de responder prontamente aos chamados de emergência, enfrentando situações de risco e agindo com coragem, compaixão e determinação.