Fortalecimento das Medidas Preventivas contra a Dengue: Reflexões da 2ª Reunião de 2024 do PAM Araucária. 04/04/2024 - 13:43

            Na última quarta-feira, dia 27 de março de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná promoveu a segunda reunião do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), sediada no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Araucária.

            Como pauta principal dessa reunião foi enfatizado a batalha contínua contra as arboviroses em Araucária, uma palestra esclarecedora foi conduzida pelo Dr. Alexandro Andre Radin, representante da Secretaria Municipal de Saúde, especificamente do Departamento de Vigilância em Saúde. A palestra, centrada nas arboviroses com destaque para a Dengue, foi um evento crucial para promover a conscientização e ações preventivas na comunidade.

            Durante a reunião, foram abordados diversos aspectos relacionados à prevenção da Dengue, incluindo estratégias de eliminação de criadouros do mosquito transmissor, educação pública sobre os sintomas e medidas de controle, bem como a importância da colaboração entre instituições e indivíduos para enfrentar esse desafio de saúde.

            Além disso, foram discutidas estratégias específicas para fortalecer as medidas preventivas no município de Araucária, levando em consideração suas particularidades e desafios locais. Isso inclui a intensificação das campanhas de conscientização, a implementação de ações de vigilância epidemiológica e o apoio à gestão integrada de resíduos sólidos, visando a redução dos potenciais criadouros do mosquito transmissor.

            Ao realçar a colaboração entre as autoridades de saúde, a comunidade e outras entidades relevantes, Dr. Alex ressaltou a necessidade de uma abordagem integrada e coordenada para combater eficazmente a propagação das arboviroses. Ele também compartilhou estratégias específicas e recursos disponíveis para fortalecer as medidas preventivas e de controle no município.