Guarda-Vidas Civis Voluntários reforçam o serviço do Corpo de Bombeiros na Operação Verão 30/12/2016 - 20:00

O Corpo de Bombeiros está presente nas areias das praias do Paraná, com 89 Postos de Guarda-vidas neste feriado de ano novo e durante toda a temporada de verão. Ao todo, no litoral do estado, são 661 profissionais desempenhando as mais variadas funções da corporação. Neste número, está incluso um reforço especial: 17 Guarda-Vidas Civis Voluntários (GVCV) formados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

O projeto de formação dos GVCVs, não é novidade, tendo iniciado no ano 2000 e prosseguido até a temporada de 2010/2011. Apesar de ter continuado em outras localidades do estado, o programa ficou latente no litoral desde então e, neste ano, foi retomado.

O Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral do Paraná –, Ten.-Cel Paulo Henrique de Souza, ressaltou a relevância deste momento. “A retomada do projeto é importante por vários motivos, primeiramente, porque promove a integração da comunidade local à atividade do Corpo de Bombeiros, criando nestas pessoas consciência nos riscos envolvidos no banho de mar e consequente disseminação deste conhecimento nos grupos familiares”. Além disso, o comandante destaca que os GVCVs serão um apoio de grande valia para a atividade de praia durante a temporada e também no restante do ano, pois, mesmo eles não estando vinculados à instituição após o verão, acabarão por auxiliar nas ações preventivas por serem multiplicadores de conhecimento. “São pessoas com quem podemos contar, não só durante o período que eles estão prestando serviços voluntários, mas na verdade durante todo o ano. Serão nossos olhos para a prevenção”, complementa.

Apesar do número final de GVCVs ter ficado aquém das expectativas iniciais da corporação, a qualidade das pessoas que estão participando do projeto é muito alta. Além disso, é um passo muito importante por se tratar de uma retomada há tempos almejada, que deve repetir-se nos anos futuros. “É importante citar que contaremos com a disponibilidade destes GVCVs no ano que vem, quando já serão veteranos, até para auxiliar na formação dos novos”, finaliza o Tenente-Coronel Paulo.

Os voluntários vêm demonstrando muito profissionalismo e vontade de aprender no dia a dia de serviços na areia. A surfista profissional e GVCV Nathaly Martins diz que, devido à sua profissão e por ser moradora de Pontal do Paraná, está sempre na praia, de forma que o curso foi de grande valor para ela. “Me sinto capaz de ajudar pessoas que venham a estar em situações de risco no mar sempre que necessário”. Ela ainda cita que, além disso, a oportunidade é completa, “conseguirei prestar um serviço importante, na minha área, sendo remunerada para isso” disse a voluntária. Os participantes aprovados no programa contam com bolsa-auxílio pagas pelo governo do estado.

O CURSO - O curso se iniciou no dia 28 de novembro e foi composto por disciplinas teóricas e práticas, que foram desde instrução sobre os serviços diários, até salvamentos mais complexos, envolvendo múltiplas vítimas e com o auxílio de embarcações. A prova final prática, composta de um simulado de resgate a um afogado, foi realizada em data de 19 de dezembro, sendo que todos os candidatos obtiveram êxito. Desde então os GVCVs estão distribuídos na faixa litorânea, nas praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, em fase de estágio, trabalhando sempre acompanhados de um Bombeiro Militar Guarda-vidas. Para reconhecê-los é fácil: usam bermudas e camisetas vermelhas, com a cruz do Guarda-vidas amarela estampadas no peito e nas costas e estão atentos aos banhistas que aproveitam o fim de ano nas áreas protegidas pelo Corpo de Bombeiros.