Inauguração de Torre de Treinamentos e Solenidade alusiva aos 35 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo 09/11/2018 - 14:00

Na manhã de terça-feira, 06/11, uma solenidade marcou os 35 anos do Corpo de Bombeiros de Toledo.
Por ocasião do aniversário foi inaugurada a Torre de Treinamentos, realizada a entrega de uma nova viatura leve e equipamentos diversos, todos viabilizados pelo FUNREBOM.

O evento contou com a presença do Prefeito de Toledo, Sr. Lucio de Marchi, diversos vereadores, secretários municipais, representantes do Poder Judiciário, autoridades militares, órgãos de segurança, alunos de escola municipal, além de diversos representantes de empresas e parceiros do Corpo de Bombeiros, todos acompanhados pelo Maj. QOBM João Augusto Santa Rosa, neste ato representando o Comando do 4º Grupamento de Bombeiros.

O Prefeito ressaltou a importância dos bombeiros para o município e destacou os trabalhos que são efetivos para Toledo. “Estamos felizes por termos uma equipe como essa no município. Pessoas dedicadas, íntegras e responsáveis. Esses 35 anos marcam uma linda história desses profissionais para Toledo. E com essa nova Torre de Treinamentos dará ainda mais qualidade para os trabalhos dos bombeiros. A Prefeitura está de portas abertas para receber os bombeiros e ajudá-los no que for preciso”, finalizou Lucio.

Inauguração da Torre de Treinamento, entrega de viatura e equipamentos.

A solenidade foi marcada com a inauguração de uma Torre de Treinamentos que simula um prédio de 5 andares, com 16 metros de altura. A torre dispõe de sistema de combate a incêndios com hidrantes, fosso, sacadas, janelas e ancoragens.

O Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do 4º GB, Capitão QOBM Luís Eduardo Zarpellon, explicou que a edificação ajudará na capacitação e aperfeiçoamento de todo efetivo. “Essa torre simula três modalidades de ocorrência: o combate a incêndio em edificações, salvamento em altura e o resgate em espaços confinados. Esse é um momento de muito entusiasmo para todos e uma conquista valiosa para Toledo”.

Para dar início as atividades de treinamento na torre, se iniciou uma instrução de nivelamento de conhecimento com 20 bombeiros militares de Toledo, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Guaíra e Medianeira. O treinamento terá a duração 24 horas/aula e será ministrado por instrutores do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) de Curitiba.

Uma nova viatura leve também foi entregue ao Setor de Prevenção de Incêndios.

Ainda foram apresentados os seguintes equipamentos licitados pelo FUNREBOM: estação radiotransmissora digital, conjunto de almofadas pneumáticas para resgates e estabilizadores veiculares, equipamentos de proteção respiratória, cinturão de salvamento, coletes de flutuação, lanternas individuais para capacetes, mangueiras para incêndios ambientais, equipamentos diversos para salvamento em altura e de proteção individual.

Na ocasião também foi mencionada a recente licitação realizada que visa a reforma e ampliação da estrutura administrativa da sede do 2º SGB / 4º GB.

Homenagens

Para lembrar e homenagear as instituições públicas que ajudaram direta ou indiretamente o Corpo de Bombeiros de Toledo, a corporação entregou de forma simbólica placas no intuito de reconhecimento e agradecimento pelo apoio ao longo dos últimos 35 anos.