Incêndio em sobrado causa morte de babá e de criança de 1 ano em Maringá 30/06/2023 - 16:05

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (30/06/2023) - O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado em torno das 5h desta sexta-feira (30) para atendimento de incêndio em um sobrado em condomínio fechado na Avenida Cerro Azul, Jardim Novo Horizonte, em Maringá. Além das chamas, a central foi informada da potencial presença de quatro ocupantes no imóvel.

Com base no relato dos telefones, imediatamente foram despachados três caminhões de combate a incêndio e resgate (ABTR), uma viatura tipo caminhão-tanque, duas ambulâncias e uma caminhonete de salvamento. Além disso, o Samu enviou uma ambulância de suporte básico, outra de suporte avançado e um veículo de intervenção rápida (caminhonete com suporte avançado).

No local, as guarnições depararam-se com um sobrado com o incêndio atingindo os dois pavimentos. Simultaneamente ao combate às chamas pela frente da edificação, um morador vizinho informou que ouvira gritos de socorro oriundos do fundo do imóvel. De imediato, uma nova frente de busca foi estabelecida.

Ascendendo o muro que dividia as duas casas, a guarnição constatou um acentuado volume de densa fumaça saindo pela varanda do segundo pavimento, o que anulava a visibilidade. Ao aspergir água de uma das linhas de combate, a guarnição ouviu o grito de socorro de uma mulher que estava acompanhada de um de seus filhos, mas ainda sem condição visual. De imediato, com uso de escada externa do caminhão de resgate, os bombeiros militares conseguiram subir à varanda, cortar a tela de proteção infantil e realizar o salvamento da mãe, 35, e do filho, 3. Ela relatou não ter sido possível a descida pela escada interna devido ao fogo e fumaça que vinham do térreo. Mãe e filho foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhados para a Santa Casa de Maringá.

Em continuidade à operação, e com a impossibilidade de transitar no interior da edificação pelo mortal calor, os bombeiros militares combateram o incêndio, progredindo em busca de pessoas à medida que as chamas eram controladas. Nessa pesquisa, localizaram o corpo de uma mulher e de um menino no banheiro da suíte. Posteriormente, com base nas informações colhidas com a vítima anteriormente atendida, tratava-se de seu segundo filho, de 1 ano, e da babá, de 50 anos.

Ao término da fase de rescaldo, com o apoio do perito engenheiro civil da Polícia Científica, constatou-se iminente risco estrutural, causando a imediata interdição até mesmo para as equipes de socorro. Por isso, a Defesa Civil Municipal foi acionada para construir alternativa de escoramento. Pelo risco identificado, a operação de remoção das vítimas fatais ocorreu pela lateral da casa, sendo necessária a abertura da parede.

No cumprimento da missão, um bombeiro militar sofreu intoxicação e foi encaminhado ao Hospital Bom Samaritano. Até a publicação deste release (16h de 30 jun. 23), continua internado em quarto hospitalar em observação, consciente, com gasometria indicando níveis aumentados de dióxido de carbono no sangue.

Na ocorrência, também foi resgatado um cão da família. Ele estava hipoativo e em dado momento desfaleceu. Uma dupla bombeira militar aplicou compressões cardíacas e ofertou oxigênio ao animal, que recobrou a consciência após 20 minutos.

Neste atendimento, que perdurou por cerca de sete horas, 34 bombeiros militares e 8 profissionais do Samu foram aplicados, além da presença e apoio da Polícia Científica, Polícia Militar e Defesa Civil Municipal.