Incêndio na Martini Meat Armazéns Gerais 08/12/2015 - 14:06

Um incêndio de grandes proporções atingiu um barracão de 10.000m² de papel e algodão da empresa Martini Meat Armazéns Gerais, em Paranaguá, no litoral do Paraná, no último sábado (05), tendo iniciado às 21h e em curso até o momento atual. O combate inicial foi focado na proteção de riscos adjacentes, visto que reverter a queima do material altamente combustível era inviável devido a grande quantidade de calor envolvida.
Havia produto perigoso no entorno, e as ações para eliminar este risco foram: posicionar linhas de proteção para resfriar tanque de GLP, realocar contêineres de gases inflamáveis para posição segura e movimentar contêineres para formação de uma barreira de proteção térmica, que isolou o barracão em chamas de um frigorífico que distava apenas 20m do foco e que era resfriado por toneladas de amônia gerando grande perigo. Este paredão contou com a altura de três contêineres, por todos os 200 m de comprimento do armazém. Neste processo, foram empregadas duas máquinas heath stacker – próprias para este fim – sendo que seus operadores foram devidamente equipados com roupas e capacetes próprios para aproximação ao fogo. A construção da barreira foi rápida e proporcionou um efeito imediato no redirecionamento do fluxo de calor, permitindo que o frigorífico fosse poupado do incêndio e liberando pessoal, caminhões e material de estabelecimento para dar início ao combate direto.
Desta forma, às 5h da manhã de Domingo, o incêndio foi dado como totalmente controlado, não tendo havido vítimas, nem qualquer vazamento de produtos perigosos ou espalhamento do foco.
Até o momento já foram empregados 36 bombeiros militares do litoral do estado, oriundos de Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes e 6 caminhões de combate a incêndio. Ainda, foi fornecido importante apoio pelo 6º GB / PB Araucária, que disponibilizou quatro militares juntamente com um Caminhão Tanque de 25.000L. Foi feito o acionamento do Plano de Auxílio Mútuo do Porto de Paranaguá e desta forma ainda foram empregado mais nove brigadistas, um caminhão de incêndio e nove caminhões pipa. Foram mais de um milhão de litros empregados, com o essencial apoio de várias empresas locais para este fornecimento.
Para organizar esta operação, envolvendo tantos recursos humanos e materiais, o Sistema de Comando de Incidente (SCI) foi instaurado a partir da chegada de mais de uma guarnição no local, quando estava presente o Sr. Comandante do 8o GB Ten.-Cel QOBM. Paulo Henrique de Souza, que assumiu o Comando do Incidente
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil também manteve-se presente, monitorando os riscos para moradores da vizinhança e meio ambiente.

Situação atual

Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros encerrou as atividades de rescaldo do local. No momento, encontram-se no galpão da ocorrência brigadistas da empresa Martini Meat realizando trabalhos de proteção do exposto.