Incidente com embarcação na divisa com o estado de Santa Catarina, faz duas vítimas fatais no Paraná 07/02/2017 - 16:40

Em data de 5 de fevereiro de 2017, aproximadamente às 19h00min, o Corpo de Bombeiros do Paraná foi acionado para atendimento de ocorrência de incidente em meio líquido no Município de Guaratuba. Três homens e uma mulher saíram em uma embarcação, com piloto, para um passeio por trás da Ilha do Saí. Não se sabe ainda, ao certo, os detalhes de como se deu o ocorrido, porém houve um incidente e dois dos homens vieram a sofrer afogamento em área remota, não protegido por Guarda-Vidas (GVs).

Dois integrantes ilesos do grupo e outro, já inconsciente, foram levados de volta à areia, pelo piloto, onde foram recebidos pelos GVs do Corpo de Bombeiros. Após feitas avaliações, constatou-se o afogamento grave do homem de 36 anos, que estava em parada cardiorrespiratória, e passou a receber o primeiro atendimento pelos Bombeiros Militares.

Na sequência, a Auto Ambulância da corporação encaminhou esta vítima até a base em Guaratuba, do Helicóptero Falcão 03, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), o qual retornava de missão no município de Morretes. Na base, o médico da tripulação desembarcou para iniciar o suporte avançado de vida à vítima, com apoio de equipamentos especializados. Apesar de todos os esforços e recursos disponibilizados, após quase duas horas de procedimentos, infelizmente, foi decretado o óbito.

Enquanto a ação de suporte à vida da primeira vítima transcorria, as buscas pela segunda vítima iniciaram-se, por meio dos Guarda-Vidas do local, de uma Moto-Aquática do Corpo de Bombeiros e, ainda, com o reforço do Falcão 03. A varredura da área prosseguiu diariamente, desde então, com recursos por mar e ar. Até a manhã desta terça feira (7), quando, aproximadamente às 10h30min um corpo foi localizado no balneário de Caieiras em Guaratuba, por equipes da corporação. Ainda não houve o reconhecimento oficial, porém as característica físicas e de vestimentas são condizentes com as descrições dos familiares, levando a crer que se trate da vítima do incidente em questão. O corpo for transportado pelo Instituto Médico Legal em Curitiba.

O grupo era proveniente de Curitiba e encontravam-se hospedados em Guaratuba, no Paraná.

Incidentes envolvendo pessoas em embarcações, já fizeram três vítimas fatais de afogamento, na temporada de verão 2016/2017, além de outra que se encontra-se desaparecida. Por este motivo, o Corpo de Bombeiros alerta para a importância da utilização do colete flutuador “salva-vidas” em deslocamentos aquáticos, seja a lazer, transporte ou a trabalho.