Instrução BREC - Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas 16/09/2016 - 16:50

O Curso de Formação de Soldados do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (2º SGBI)- Pato Branco tem sido bastante intenso em seu programa de instruções. Nesta última quinta-feira, dia 15 de setembro de 2016, os militares contaram com instruções da disciplina Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), ministradas pela Instrutora 1º Ten. QOBM Ana Paula Schibelbein e Instrutores Adjuntos.

Na ocasião, os militares foram acionados de suas residências através de Plano de Chamada no final da noite de 15 de setembro para atender a  um simulado de ocorrência de desabamento de prédio, onde os soldados trabalharam a noite inteira e amanheceram realizando atividade de busca e localização de vítimas que estariam abaixo dos escombros, sendo  orientados a praticar todos os ensinamentos da disciplina de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, como sinalização de vítimas, audição e escuta para contato direto com a vítima, marcações sobre os perigos, elevação de cargas por meio de alavancas, entre outros.

O treinamento é de suma importância para preparar os militares para situações de emergências específicas  de resgate em estruturas colapsadas. Os militares foram submetidos a um longo tempo de operação, a temperaturas frias durante a madrugada, chuva, trabalho em espaços reduzidos, visto que as atividades de BREC costumam ser  longas,desgastantes e de grande complexidade.

Fotos e vídeos da Instrução estão disponíveis para visualização no Facebook do “Corpo de Bombeiros – 2ºSGBI Pato Branco” e no Instagram - bombeirospatobranco.

"Treinamento difícil, combate fácil."