Instrução Especial de Salvamento Vertical 24/09/2015 - 16:33

Nos dias 22 e 23 de Setembro, foi realizada uma instrução especial de Salvamento Vertical para o efetivo do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente. A instrução reuniu militares da 1º Subunidade de Pato Branco, 2º Subunidade de Cel. Vivida e 3º Subunidade de Palmas bem como do Estado Maior. Foram 20 horas de treinamento, com a participação de 12 militares onde foram abordados os seguintes temas: conceitos, equipamentos, nós e ancoragens, técnicas de ascensão e descensão, vantagem mecânica, sistema de evacuação e descida e resgate especializado, tomando por base o prescrito no Sistema de Ensino à Distância dos Bombeiros.

O objetivo dessas instruções, que ocorrem periodicamente no âmbito do 2ºSGBI, é de manter o bombeiro militar permanentemente atualizado com os conhecimentos técnicos, habilidades, propiciando a melhoria do preparo técnico quanto aos assuntos relacionados às atividades operacionais executadas pelo bombeiro militar, padronizando conceitos, táticas e técnicas, considerando que a conversa, debate e questionamentos que ocorrem durante tais instruções propiciam o crescimento técnico-profissional do bombeiro militar, engrandecendo os instruendos e instrutores.

Os bombeiros que participaram da instrução terão agora a responsabilidade de repassar o treinamento nas subunidades.

“O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem” (Peter Drucker).