Instrução aos Profissionais dos Centros Municipais de Edução Infantil 14/05/2015 - 16:13

Uma parceria entre o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) resultou na capacitação de quatrocentos e setenta e cinco professores, sendo trezentos no município de Paranaguá e cento e setenta e cinco em Pontal do Paraná.
Os profissionais foram divididos em seis turmas em Paranaguá e cinco em Pontal do Paraná e as instruções, com duração de quatro horas, contemplaram assuntos essenciais aos educadores envolvidos com crianças de zero a cinco anos de idade.
A prevenção de acidentes e os primeiros socorros foram os objetivos primordiais das palestras que contemplaram noções a respeito da verificação dos sinais vitais, de ferimentos, fraturas, entorses e luxações, de controle de hemorragias, de queimaduras, de afogamento e principalmente de Desobstrução de Vias Aéreas e Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Durante o evento os Bombeiros Militares sanaram ainda dúvidas sobre as diferenças dos procedimentos para crianças maiores, adolescentes e adultos.
O conhecimento e a proficiência em primeiros socorros e manobras, muitas vezes simples como o correto posicionamento da cabeça para a desobstrução das vias aéreas, podem manter e salvar a vida de uma vítima até a chegada do socorro, por isso a importância da capacitação desses profissionais.