Instrução de Utilização de Escada em Gancho 21/05/2015 - 14:50

A fim de prestar o serviço profissional de combate a incêndios e socorros públicos, para o qual os bombeiros são legalmente competentes, inúmeras vezes a entrada forçada e a utilização de escadas se fazem necessárias.
A utilização delas é fundamental na transposição de vãos, para o acesso a locais obstruídos e para vencer diferenças de níveis. Um dos modelos de escada a serem utilizados pelos “guerreiros do fogo” é a Escada com apoio em Gancho, que se caracteriza por possuir ganchos em uma das extremidades, permitindo sua fixação no local desejado.
Sendo prática, leve, resistente e de porte reduzido, possibilita o transporte por apenas um bombeiro. O que poderia ser uma desvantagem, a dependência da correta fixação de seus ganchos em beirais de janelas e sacadas, torna-se o diferencial desse tipo de escada, que permite e torna mais rápido o acesso a um andar pelo lado externo de uma edificação, fato justificável e necessário em determinados casos.
Diante dessa situação, os Bombeiros Militares escalados nas prontidões do 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, na cidade de Paranaguá, passaram por um treinamento teórico-prático focando o correto manejo e utilização desse equipamento, simples, porém extremamente útil.

Desde o início do mês de maio de 2015 os caminhões utilizados pela Corporação na cidade de Paranaguá já contam com mais essa ferramenta para salvaguardar vidas e patrimônios.