Instrução e atualização de salvamento veicular em Francisco Beltrão 24/03/2017 - 16:16

Nos dias 20 e 21 de março, no quartel sede do 3° Subgrupamento de Bombeiros Independentes, em Francisco Beltrão, ocorreu a Instrução de Resgate Veicular com o objetivo de padronizar e atualizar o efetivo acerca das técnicas de estabilização e desencarceramento existentes.Tendo em vista a evolução tecnológica o aperfeiçoamento se faz necessário.

A instrução serviu para aprimorar técnicas que conforme os veículos vão se modernizando, seus elementos construtivos também são alterados, com a inclusão de ligas metálicas mais resistentes em reforços estruturais, novos dispositivos de segurança como airbags, e além disso, cada colisão gera um cenário diferenciado para a atuação dos bombeiros militares.

Todo o conteúdo trabalhado durante o treinamento levou em conta diversos fatores, tais como: protocolo de atendimento, resgate em veículos leves e pesados, veículos especiais, extração e imobilização, acidente com múltiplas vítimas. O curso buscou identificar melhores abordagens para extrair as vítimas em ocorrências de grande complexidade, evitando movimentações desnecessárias que possam causar lesões adicionais, aumentando assim a segurança da operação tanto para as vítimas quanto para os bombeiros.

Para os instruendos o curso foi muito relevante, pois traz uma complementação nas atividades de resgate e salvamento em acidentes automotivos, principalmente no aspecto da utilização de  novos equipamentos de resgate e estabilização, para a segurança das vítimas e do próprio bombeiro militar. Para o Comandante do 3° SGBI, Major Antonio Schinda, a busca por novas técnicas resulta em uma maior eficiência nas atividades de salvamento, o que se reflete em uma melhor condição de sobrevida às vítimas e de trabalho aos resgatistas.