Instrução prática de BREC para encerramento do Ciclo EAD 17/10/2016 - 08:50

Na data de 11 de outubro foi realizada instrução prática de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) com a participação de bombeiros de toda a área de atuação do 2º SGBI, sendo Pato Branco, Coronel Vivida e Palmas.

Esta instrução teve o objetivo de dirimir dúvidas e colocar em prática os ensinamentos do último Ciclo do EaD: BREC.

Foram realizadas atividades de elevação de carga, simulação de busca através de técnica de chamado e escuta, visualização de técnicas de escoramento e estabilização com calços de madeira, utilização da simbologia padrão INSARAG e reconhecimento dos materiais disponíveis na unidade.

A instrução foi coordenada pela 1º Ten. QOBM Ana Paula Shibelbein, auxiliada pelo 3º Sgt. QPM 2-0 Merquior Ferreira da Silva e Cb. QPM 2-0 Adriano Ferreira da Silva e, ainda, foram complementadas informações sobre buscas realizadas com auxílio de cão, visto que o Sd. QPM 2-0 Julio Renato de Farias Barbosa, pertencente ao 2º SGBI, possui curso de Cinotecnia.

A atividade de BREC no Paraná é um assunto relativamente novo, sendo que os militares mais antigos não tiveram essa disciplina em suas formações, desta forma a união do EAD com a atividade prática foi essencial para o aprimoramento das técnicas e para difundir a doutrina de BREC ao efetivo do 2º SGBI.

GALERIA DE IMAGENS