Instrução técnica-operacional com cães 22/06/2017 - 13:50

Foi realizada nos dias 20 e 21 de junho Instrução Técnica-Operacional com Cães. A instrução foi organizada pelo Corpo de Bombeiros de Pato Branco e ministrada pelo Cb. QPM 2-0 Angelo Marcos Rocha de Souza da equipe do Canil do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST ) de Curitiba. Participaram ainda Bombeiros de Umuarama, Londrina, Cascavel e Policiais Militares do 3ºBPM de Pato Branco.

No dia 20 foi realizada pela manhã a parte teórica onde foram abordados os seguintes temas: Introdução a cinotecnia; Busca terrestre e urbana com cães; Primeiros socorros caninos; Busca terrestre com a utilização da técnica do rastreio; Simulação de vítima desaparecida utilizando técnica de rastreio e venteio; Treino de obediência. Também no mesmo dia foi realizado treino de busca em estrutura colapsada, busca urbana e rural noturna.

No dia 21 as instruções foram realizadas na Comunidade Alto Paraíso (Bom Sucesso do Sul) com simulações de diversas pistas, com o objetivo do aperfeiçoamento dos condutores e seus cães para situações de desaparecimento de vítima em meio rural e urbano.

Segundo o Sd. Julio, um dos organizadores da instrução, um cão de busca e resgate para ser empregado em uma situação real passa por diversas fases, desde a seleção de filhotes, onde se busca observar a aptidão do cão para o trabalho até a sua certificação de pronto emprego que no mínimo leva 18 meses de treinos diários. Ainda segundo o Sd. Julio não existe uma raça especifica mas as mais usadas no Corpo de Bombeiros do Paraná são as raças: labrador, pastor alemão, golden retriever e pastor malinois. Os cães precisam de características específicas como concentração, socialização, coragem entre outras. Em Pato Branco atualmente dois cães em processo de treinamento, o labrador Hulck do condutor Sd. Julio e o malinois Brida do Sd. Alves.

Segundo o Comandante do Segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente, Cap. QOBM Alecsander Aparecido Dornelas, por se tratar de uma Unidade do interior o 2ºSGBI sente-se honrado em sediar uma Instrução deste nível, onde participaram várias unidades do Paraná.

Mesmo de forma inicial a tendência é que esse tipo de serviço se consolide no Corpo de Bombeiros e a nossa Unidade estará na vanguarda, possibilitando o auxilio em outras regiões do estado e até mesmo fora dele.

O Comandante ainda frisou que toda a instrução foi motivada e organizada pelos militares Sd. QPM 2-0 Julio Renato de Farias Barbosa e Sd. QPM 2-0 João Carlos Alves Junior, que dispuseram tempo e muitas vezes recursos próprios para a formação e manutenção dos seus cães.