Instruções externas realizadas no mês de Agosto nas Seções de Bombeiros do 2ºSubgrupamento de Bombeiros Independente 12/09/2017 - 15:50

Em cumprimento ao Plano Anual de Instrução do 2ºSGBI, no mês de Agosto de 2017 foram realizadas pelas equipes de serviço instruções teóricas e práticas.

Na 1ª Seção de Bombeiros – Pato Branco, as guarnições de serviço realizaram visita técnica na empresa WPA Ambiental, de Pato Branco, onde foi possível analisar as peculiaridades da empresa que trabalha com descontaminação de óleo mineral de transformadores de energia elétrica. Para o processo de descontaminação a referida empresa utiliza o produto sódio metálico que sofre reação com água. Como prevenção, possui extintores Classe D para o referido material. A guarnição pôde, além de conhecer o funcionamento da empresa, realizar com os funcionários a exposição do sódio metálico com água a fim de verificar a reação explosiva do produto.

Ainda no mês de agosto as equipes de serviço fizeram uma visita técnica no Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso, com intuito de conhecer as dependências e o local que será destinado ao Corpo de Bombeiros quando ativado o aeroporto, que terá voos regulares.

A 1ª Seção de Bombeiros priorizou também as instruções de resgate veicular e uso de EPI, instruções estas de responsabilidade dos sargentos. Houve ainda instrução com a viatura PC Posto de Comando, da Defesa Civil, com a explanação sobre o seu correto funcionamento e utilização da viatura que possui acesso a internet via wi-fi.

Na 2ª Seção de Bombeiros – Coronel Vivida, foi realizado instrução com o Kit Parturiente, onde foram expostos o material e explanado passo a passo a utilização de cada um deles, de forma a preparar as guarnições para as ações a serem desenvolvidas a nível pré-hospitalar, em caráter emergencial, levando em consideração distância de casa hospitalar e estágio da gestação.

A 2ª Seção de Bombeiros realizou também instrução de prática de remo com bote inflável, no Lago Municipal de Coronel Vivida, onde já aconteceram dua mortes por afogamento (asfixia), um suicídio consumado e outra tentativa. Diante de tais ocorrências o local passou a ser visto como propício para acidentes aquáticos e o corpo de bombeiros necessita estar preparado para intervir de maneira rápida e eficiente quando acionado. Foram utilizados os remos no sentido de otimizar a instrução, trabalhando a parte física e emocional dos bombeiros militares, além de, é claro, dar mais agilidade na colocação da embarcação em pronto emprego.

Na 3ª Seção de Bombeiros – Palmas, as guarnições de Serviço, realizaram no Parque da Gruta, centro da cidade, instrução sobre o funcionamento do Guincho do ABTR, trabalhando as características e aplicabilidade do equipamento. A 3ª Seção de Bombeiros realizou também, no viaduto na Rodovia PRT 280, próximo ao Campus do IFPR, instrução externa de salvamento vertical em conjunto com o efetivo da 2ª Cia da Polícia Militar, onde policiais e bombeiros puderam aprimorar as técnicas de salvamento vertical. Finalizando a 3ª Seção de Bombeiros realizou instrução de funcionamento da bomba do ABTR, com a abordagem das especificações técnicas do equipamento.

A prática da instrução tem sido priorizada em todo o 2ºSGBI, buscando o aperfeiçoamento do efetivo, a padronização das ações, com consequências positivas na prestação dos nossos serviços.