Mapeamento de Escolas com Brigada Escolar no Litoral 14/07/2015 - 18:00

Objetivando uma melhor resposta por parte do Corpo de Bombeiros, o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, através da 3ª seção, cadastrou e georreferenciou as cinquenta e nove (59) Escolas Estaduais participantes do programa Brigadas Escolares.
Os dados da localização através de coordenadas geográficas, nome e contato de todos os brigadistas foram coletados e então plotados com o auxílio da ferramenta Google Earth.
“Os dados de contato e principalmente as coordenadas geográficas são de extrema importância para a atuação do Corpo de Bombeiros em caso de desastres, como algumas escolas estão localizadas em ilhas do nosso litoral, o acesso à elas é difícil, e com esses dados podemos contatar os brigadistas cadastrados e principalmente podemos coordenar o acionamento e o destino certo de uma aeronave para o resgate de vítimas em casos de desastres.” Afirmou o Subtenente Renato, um dos responsáveis pela coleta e plotagem dos dados.
Além destes dados, todos os brigadistas cadastrados foram capacitados para atuar em situações de emergência, com treinamento em atendimento pré-hospitalar, evacuação e abandono de edificações e combate a princípios de incêndio utilizando agentes extintores.
A posse destas informações e a correta utilização desta ferramenta, podem ser cruciais para o desfecho de uma situação emergencial, pois além da confirmação da ocorrência via telefone, pode ser definida a melhor estratégia para o enfrentamento do evento, inclusive fornecendo as corretas coordenadas para a aproximação de uma aeronave.