Militares do Corpo de Bombeiros de Araucária se destacam em competição Nacional 25/07/2017 - 10:20

Nos dias 21 e 22 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), realizou em Curitiba, o II Desafio Nacional de Trauma. A competição reuniu equipes de resgate de todo o país em simulações de atendimentos pré-hospitalares.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Araucária, representada pelo 2º Sargento Rezende e pela Soldado Elisa conseguiu o 4º Lugar na competição, sendo os melhores qualificados entre as equipes formadas somente com bombeiros, ficando atrás no geral, apenas de equipes que continham médicos como integrantes.

As 21 equipes participantes foram avaliadas durante atendimentos em cenários que representam diversos tipos de situação, como agressão com arma branca, atropelamento, quedas em altura, colisões de motocicletas e automóveis. Além de participantes do SIATE- Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência do Corpo de Bombeiros do Paraná – participaram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também concessionárias de rodovias e empresas privadas de seis estados brasileiros.

“O excelente resultado da equipe composta pelo Sargento Rezende e pela Soldado Elisa, demonstra o grau de instrução, qualificação e excelência que a instituição busca nos atendimentos emergenciais no município de Araucária e região” ressalta o 1º Ten. Bortolassi, Comandante do Corpo de Bombeiros de Araucária.

Segundo o diretor médico do SIATE e presidente da ABRES, Edison Teixeira, o evento é um impulso importante para a qualificação profissional dos participantes. “O Desafio é uma rica troca de experiências e uma maneira de incentivar os profissionais a aperfeiçoarem suas técnicas, participarem de treinamentos e tudo o que possa ser necessário para qualificar ainda mais o serviço oferecido à população”, relata.