Nivelamento em Atendimento a Emergências Químicas – Nível Operações 09/10/2015 - 16:40

O 1º Grupamento de Bombeiros realizou no começo do mês de outubro a solenidade de encerramento do Nivelamento em Atendimento a Emergências Químicas – Nível Operações – Turma 2015. Estiveram presentes na solenidade o Excelentíssimo Coronel Fábio Mariano de Oliveira, Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros e o Ilustríssimo Tenente-Coronel Wellington de Farias Ramos Júnior, Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros.

Vinte e dois bombeiros militares participaram do “Nivelamento em Resposta a Emergências Químicas – Nível Operações” que ora se encerra.

Com instruções teóricas e práticas, bombeiros dos 1º, 6º, 7º e 8º Grupamentos e do Grupo de Operações de Socorro Tático, foram imersos em 40 horas no tema “Emergências Químicas”.

O nivelamento teve como objetivos entender os termos relacionados a produtos perigosos, medir os riscos aplicando as técnicas de reconhecimento, selecionar e utilizar equipamento de proteção individual adequado para as diversas emergências, realizar operações de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos, implementar procedimentos de descontaminação, executar os procedimentos de atendimento, operação e encerramento de uma emergência química.

A semana de atividades proporcionou aos militares diversas experiências: além da esperada atualização para propiciar excelência no atendimento a uma emergência química, feita basicamente através do estudo das fases de atendimento, das técnicas de contenção e das técnicas de descontaminação, houve ainda atualização sobre legislação no transporte rodoviário de produtos perigosos, visita técnica a uma transportadora de combustíveis para reconhecer os riscos nas operações de carga e descarga e até o contato real com o produto perigoso amônia, para que seus riscos e efeitos pudessem ser sentidos e avaliados por todos os participantes.

Como encerramento das atividades, os militares foram envolvidos em um simulado de atendimento a uma emergência química, envolvendo uma colisão entre um automóvel e uma carreta, com duas vítimas contaminadas em decorrência do vazamento de um produto tóxico corrosivo. O simulado visou envolver todos os conhecimentos adquiridos e aprimorados durante a semana.

Por fim, a participação de instrutores renomados no assunto, o apoio de empresas e organizações que abriram suas portas para a realização das atividades e a motivação dos bombeiros alunos certamente garantiram o êxito e o alcance de todos os objetivos propostos para o “Nivelamento em Resposta a Emergências Químicas”.