Ocorrência Envolvendo Produto Perigoso 02/10/2015 - 09:42

O 8º Grupamento de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência envolvendo o derramamento de um produto perigoso nas dependências do Hospital Regional de Paranaguá.
Por volta das 12h uma ligação via telefone 193 foi atendida informando que um frasco, com aproximadamente 2L, contendo Ácido Clorídrico (HCL) havia se quebrado num dos laboratórios do referido hospital. De imediato uma guarnição de bombeiros deslocou-se para o local.
Depois de confirmado o produto como realmente sendo o HCL as medidas necessárias começaram a ser tomadas e todas as informações necessárias contidas no Manual da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) foram repassadas aos bombeiros envolvidos. O laboratório em que houve o derramamento estava localizado no 1º andar, sendo que havia mais dois pavimentos logo acima. Primeiramente o local foi isolado e todas as aberturas que poderiam possibilitar entrada de vapores tóxicos foram fechadas, em seguida, devidamente equipados, os bombeiros iniciaram a adsorção do material com o auxílio de serragem. Após a coleta dos materiais contaminados, o local foi ventilado.
Por fim, foram dadas as devidas orientações para a correta neutralização dos possíveis resíduos no piso do laboratório com a utilização de óxido de cálcio (cal virgem) e posterior limpeza final do local com a utilização de água em abundância.
Somente uma vítima necessitou cuidados médicos devido a possível inalação dos vapores tóxicos e permaneceu em observação no Pronto Socorro do mesmo hospital.
O 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná alerta para que em caso de ocorrências envolvendo produto perigoso, definido como sendo toda substância sólida, líquida ou gasosa que, quando fora do seu recipiente de armazenamento, pode causar danos à saúde, à propriedade ou ao meio ambiente, saia do local, isole o mesmo e entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros repassando o maior número de informações possíveis, como o nome do produto e o seu número ONU, a quantidade, possíveis vítimas, o horário, as principais características e as formas de acesso ao local do acidente.