Oficina para Surfistas 11/04/2016 - 16:05

No último sábado, dia 9 de Abril, o 8º Grupamento de Bombeiros promoveu pela primeira vez no litoral paranaense a Oficina de Reanimação Cárdio Pulmonar (RCP) voltada inteiramente para surfistas. Participaram do treinamento 18 voluntários que receberam conhecimentos a cerca de todo o processo que envolve a manobra de RCP, desde a cadeia de acionamento, até o reconhecimento dos graus de afogamento chegando aos detalhes teóricos e práticos da massagem cardíaca e respiração artificial. A doutrinada utilizada foi a preconizada pelo manual hoje adotado como material padrão pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado, o qual foi escrito em sua maior parte por profissionais da própria corporação.
A instrução fez parte do projeto a PMPR quer o cidadão mais próximo e, justamente, trouxe mais aproximação da comunidade do litoral ao importante serviço de salvar vidas. Já é de longa data que o 8º GB visualiza a importância de manter os surfistas da região instruídos para que possam atuar com segurança ao depararem-se com situações de incidentes em meio líquido. Isso vem sendo materializado através de diversos treinamentos Surf-Salva, do qual já se realizaram nove edições espalhadas pela costa leste do estado, tendo sido a primeira no ano de 2005. A oficina, por ter logística e demanda de tempo reduzidas em relação ao Surf-Salva, traz uma possibilidade a mais de ensinar novos interessados e também reciclar o conhecimento de pessoal com treinamento prévio.
O aluno Yuri Braz relata que a experiência foi muito importante para ele, pois como está sempre na praia, pode dar um correto primeiro atendimento a uma possível vítima de afogamento, posicionando-a e tratando-a corretamente até a chegada da ambulância. Ele, ainda, diz que possuía treinamento prévio, porém foi de grande valia fazer parte da oficina, já que pode descobrir que os protocolos da American Heart Association (órgão de referência que dita normas para RCP) foram revistos e atualizados. Já o coordenador da oficina, Cap. QOBM Icaro Gabriel Greinert, comenta que ¨foi uma ótima oportunidade de trazer os surfistas para mais perto, instruindo-os com técnicas seguras para a realização da RCP em caso de necessidade e ainda pode ser destacado muitos itens de prevenção de incidentes em meio líquido¨.
Desta forma, a população local e os frequentadores ocasionais das praias do Paraná podem se sentir mais seguros, pois mais olhos estão atentos ao mar. Para mais informações de segurança contra incidentes em meio líquido, acesse xoops.celepar.parana/v3/sesp_bombeiros e clique em “Postos de Guarda Vidas – Funcionamento e Localização”