Operação Brumadinho - CBMMG e CBPMPR 06/09/2019 - 15:59

Viagem realizada como parte da disciplina de Salvamento Terrestre 3 do 2o CFO BM, ministrada pelo Cap. QOBM Ícaro Gabriel Greinert, juntamente com os alunos do Curso de Formação de Praças, coordenados pela 1o Ten. QOBM Tamires Silva Pereira Teodoro. Com o objetivo de realizar uma visita técnica ao teatro de operações da maior ocorrência de Busca e Salvamento do Brasil, ocorrida em Brumadinho/Minas Gerais em janeiro de 2019, foi realizado o deslocamento ao estado mineiro pelos alunos bombeiros militares da Academia Policial Militar do Guatupê.

De maneira oportuna, realizou-se uma visita a Academia Bombeiro Militar - unidade 1, localizada na capital do Estado, onde ocorrem os cursos de formação e onde está localizado o Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD). A parte de treinamento operacional está sediada na cidade de Contagem, unidade 2 da ABM. Em Brumadinho, foi realizada a visita ao Posto de Comando Administrativo, PA Aurora, onde ficam representantes da Vale e toda uma equipe gerencial. Além disso, existe também o Posto de Comando Operacional, onde fica o STAFF de comando da operação propriamente dita e os militares envolvidos na ocorrência. Foi levantada a importância da separação entre sede administrativa e operacional, principalmente pelo envolvimento de imprensa, familiares e demais órgãos. No posto de controle operacional, cada oficial do STAFF de comando explanou sobre sua função dentro da ocorrência, utilizando princípios do Sistema de Comando de Incidentes. Foi oportunizado aos militares do Paraná o deslocamento ao teatro de operações, conhecendo toda a cena da ocorrência, desde o local do rompimento da barragem até toda a extensão atingida pela lama. Acompanhamos o trabalho realizado entre maquinários e bombeiros militares na busca por segmentos ou qualquer vestígio em meio à lama, bem como objetos pessoais e elementos construtivos.

Esse dia acompanhando toda a rotina dos militares envolvidos na ocorrência, desde a continência a bandeira e briefing pela manhã, acompanhamento das frentes de trabalho junto aos oficiais do STAFF de comando, que nos deixaram a par de todas as ações e procedimentos da ocorrência, até o debriefing ao final do dia, envolvendo os bombeiros militares, comandante de operações e funcionários da Vale, agregou muito aos militares paranaenses, que, com certeza, adquiriram muito conhecimento e experiência com essa oportunidade única. A ótima recepção e todos os elogios destinados a nossa Corporação, nos fizeram perceber o respeito envolvido entre as corporações irmãs e a certeza de apoio mútuo, bem como o já oferecido pelos militares do Grupo de Operações de Socorro Tático nos primeiros meses após ocorrência, feito esse de enorme reconhecimento pelos militares mineiros.