Palestra de Primeiros Socorros Para Professores 29/07/2016 - 10:37

Na tarde de ontem, 28 de julho de 2016, Bombeiros Militares do 1º Grupamento de Bombeiros realizaram uma palestra sobre primeiros socorros, no Colégio Estadual Teobaldo Leonardo kletemberg, bairro Sitio Cercado.

A palestra foi voltada para o corpo pedagógico da escola, e teve duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Foram abordados os temas: acionamento do serviço de emergência, o que fazer em caso de desmaios, convulsões, hemorragias externas, ferimentos, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho, além da avaliação da vítima que é ação indispensável em qualquer atendimento.

Palestras como esta reforçam a interação e troca de conhecimentos entre os bombeiros militares, profissionais capacitados para atuarem em situações de emergência, e a sociedade civil, especialmente professores e funcionários de escolas que tem contato diário com centenas de crianças e jovens em idade escolar.

Situações adversas podem ocorrer em qualquer ambiente, por isso é muito importante que estejamos cada vez mais preparados para dar a resposta necessária diante destes casos, preparando a população para agir preventivamente e com mais segurança nas situações que possam causar risco a vida humana.