Palestra sobre radioamadorismo aos alunos do Curso de Formação de Soldados 05/08/2016 - 15:39

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de agosto de 2016, alunos do CFSD do 1º Grupamento de Bombeiros assistiram a uma palestra sobre radioamadorismo na sede da Associação da Vila Militar – AVM, ministrada pelo radioamador PY5LZA Luiz Zaninelli Neto.

Supervisor regional da REER na região da 1ª CORPDEC, o Sr. Luiz apresentou aos alunos um pouco sobre a atividade dos radioamadores, destacando que é um hobby praticado em quase todos os países do mundo, por pessoas que se interessam em conhecer mais sobre a área e as técnicas de radiocomunicações.

O palestrante evidenciou a importância do trabalho no sentido de apoio as autoridades e defesa civil em situações de emergência e desastres, destacando que a atividade só pode ser desenvolvida por pessoas devidamente habilitadas e licenciadas pela autoridade de telecomunicações, para a intercomunicação pessoal e estudos técnicos sem fins lucrativos, no caso do Brasil, a licença é concedida pela ANATEL mediante testes de habilidades específicas. “Os custos para montar uma pequena estação são acessíveis a população que se interesse por esta área”, destacou Luiz Zaninelli Neto.

Além dos alunos, participaram da palestra os radioamadores PY5MRF Marcos Renato Figueiroa, PY5CB Domingos de Souza Barbosa, e demais convidados. O 1º Grupamento de Bombeiros agradece a disponibilidade do Sr. Luiz Zaninelli Neto em dividir seus conhecimentos, contribuindo para a formação dos futuros bombeiros militares.