Participação no Movimento Abril Verde 19/04/2018 - 10:50

Durante a manhã desta quarta-feira (18), o Corpo de Bombeiros de Cascavel participou do 2° Movimento Abril Verde que ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal.

O Movimento Abril Verde foi uma iniciativa do Sindicato dos técnicos de Segurança do Paraná, com o intuito de colocar em pauta para a sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro com o objetivo único de reduzir os acidentes de trabalho.

Abril foi o mês escolhido, pois se comemora no Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde e no dia 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a todos os países membros.

Verde foi à cor escolhida por ser relacionada à saúde. E o símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.

A participação do 4° Grupamento de Bombeiros foi por meio de uma palestra ministrada pelo Major Amarildo Roberto Ribeiro, o qual demonstrou que em nosso novo sistema de registro de ocorrências podem ser lançadas informações do local da ocorrência, como por exemplo, a existência de indícios de acidente de trabalho, e mostrar também as estatísticas até então cadastradas no sistema. Desta forma, o Corpo de Bombeiros consegue subsidiar por meio de informações, o trabalho da vigilância sanitária do trabalhador e ações do Ministério Público do Trabalho. É de suma importância essa cooperação entra órgãos, uma vez que, a compilação de dados, de forma completa, só é possível com a intercomunicação das entidades.

Estiveram presentes também, prestigiando a cerimônia de abertura, o Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, Chefe de 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, Comandante do 4°GB, Ten-Cel. Fernando Raimundo Sching, Procurador do Ministério do Trabalho, Dr. Renato Dal Ross, bem como demais autoridades do município de Cascavel.