Pessuti assina criação de Subgrupamento de Bombeiro Independente em Apucarana 06/11/2010 - 09:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Governador Orlando Pessuti assinou na noite desta sexta-feira (05) em Apucarana (região Norte) a criação do Subgrupamento de Bombeiro Independente (SGBI) da cidade. O decreto faz parte de uma série de assinaturas desencadeadas a partir da aprovação das novas leis de Organização Básica (nº 15.575) e Fixação de Efetivo (nº 15.576), sancionadas em 28 de setembro deste ano.

“A transformação do grupamento dependente em subgrupamento independente permitirá ao bombeiro de Apucarana e região ter condições melhores para o atendimento da população que precisar deste tipo de trabalho. É mais efetivo, mais equipamentos, mais condições, em geral, que estamos dando ao corpo de bombeiros do estado do Paraná”, disse Pessuti, logo após o ato de criação.

A criação trata-se da elevação do já existente Subgrupamento de Bombeiro (SGB) de Apucarana (que era ligado ao 5º Subgrupamento de Bombeiro Independente – SGBI, localizado em Maringá), em Subgrupamento de Bombeiro Independente, de Apucarana. A unidade contará com aproximadamente 66 bombeiros militares, continuará localizado na sede atual na cidade, e ficará responsável por 14 municípios.

O SGBI de Apucarana será responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamentos e ações de defesa civil nos municípios de Apucarana, Astorga, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Munhoz de Mello, Novo Itacolomi, Pitangueiras, Rio Bom e Sabáudia. O Subgrupamento dependente, de Apucarana, atendia a 15 municípios.

Para o Capitão Hemerson Saqueta Barbosa, Comandante do grupamento de Apucarana, quem ganha com esta reestruturação é a comunidade de toda a região. “Com certeza a comunidade vai ganhar muito mais porque nós teremos um aporte maior, efetivo maior, e mais viaturas e equipamentos. Sem falar que isto vem ao encontro da necessidade da região”, ressalta.

“Apucarana é uma cidade pujante, cidade pólo, que cresceu bastante, alavancando as instituições com ela, então com os bombeiros não seria diferente”, acrescenta o capitão. Além de outras mudanças, um SGBI é comandado por oficial superior, no caso um major. O grupamento dependente possui comando de um capitão.

O Comandante do 5º SGBI, de Maringá, Tenente-Coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva garante que com a nova reestruturação só haverá benefícios para a população. “Este Subgrupamento se desmembrará de outra unidade aumentando os benefícios para a região. Deveremos ter aumento de efetivo, de viaturas de materiais que vão dar condições a nova unidade, para ela atender de maneira ampla e melhorada esta região. Também traz melhorias para as regiões vizinhas, como Arapongas, Ivaiporã e Maringá, desafogando os atendimentos, com independência maior”, diz.

“À medida que se tem independência se tem mais liberdade para ações, planejamentos. O bombeiro local, que já tem um trabalho eficiente, com rapidez e presteza, terá ainda mais agilidade e presença. A partir do momento que ele fica independente de Maringá, apesar da unidade de lá ser muito presente aqui, tem mais condições de atendimento”, garante Prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira.

Além do Governador, participaram do evento autoridades civis e militares da cidade e região.

Fotos1: Everson Bressan - AEN

Fotos 2: Saregento Amarildo Belo

Tenente-Coronel Ferreira

Capitão Saqueta                                                                   Prefeito João Carlos