Programa Brigada Escolar 17/11/2015 - 10:27

O programa Brigada Escolar tem como objetivo principal conscientizar e capacitar a Comunidade Escolar do Estado do Paraná para enfrentar eventos danosos, naturais ou provocados pelo homem, bem como gerenciar situações emergenciais no interior das escolas.

Possui duas etapas que se complementam, sendo que a primeira consiste na Capacitação de Gestores e Multiplicadores e Repasse de Conteúdos ao público-alvo e tem duração de 60 (sessenta) horas/aula ministradas através da plataforma EaD (Ensino a Distância). Já a segunda etapa, com 16 (dezesseis) horas/aula de duração, na modalidade teórica e presencial, é de responsabilidade das Coordenarias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), por intermédio do Corpo de Bombeiros e Núcleo Regional de Educação.

Ainda na segunda etapa, o 8º Grupamento de Bombeiros, capacitou entre os dias 27 e 29 de outubro e 09, 10 e 12 de novembro de 2015, cento e doze(112) professores das Escolas Estaduais e Conveniadas – Modalidades Especiais como brigadistas, nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.

Os brigadistas receberam instruções teórico-práticas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), incluindo Reanimação Cardiopulmonar (RCP), em Combate a Incêndios, com ênfase no conhecimento e utilização dos diversos tipos de extintores de incêndios.