Projeto "Bombeiro Amigo da Criança" recebe homenagem. 31/05/2019 - 16:13

No dia 19 de maio comemora-se o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, data instituída pela Lei Federal nº 13.277, de 28 de dezembro de 2015. Para celebrar a data, o Hospital Materno Infantil de Apucarana reuniu mães que fazem a doação e que recebem para seus bebês para uma tarde especial. O evento aconteceu no dia 21 de maio, nas dependências do Hospital da Providência, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas. Na ocasião, foram apresentados dados relativos ao ano de 2018. Foram quase 930 litros de leite recebidos em doação e pasteurizados no ano passado. Ao todo, o Hospital Materno Infantil conta com 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para recém-nascidos e 4 leitos de UCI (unidade de cuidado intermediário) neonatal. Por dia, cada bebê internado consome cerca de 200 ml de leite, o que mostra a importância de cada ml doado pelas mães que, voluntariamente, fazem esse gesto de amor e altruísmo.

O Corpo de Bombeiros de Apucarana realiza o trabalho da coleta desse leite materno desde 2008. Muitos militares já realizaram este serviço e, desde o ano passado, uma vez por semana, a Soldado Angélica vai à casa das mães doadoras e entrega um frasco de vidro vazio, recebendo outro cheio. Após a coleta nos domicílios, a militar retorna ao Hospital para encaminhamento do leite.

No dia do evento, o Corpo de Bombeiros recebeu, além de um certificado, o agradecimento pelas 493 visitas domiciliares realizadas em 2018 e pelos quase 300 litros de leite coletados. Surgiu, então, o convite para que integrantes da Corporação conhecessem a UTI neonatal, fato que ocorreu nesta sexta-feira, 31 de maio.

O Comandando de 11º Grupamento de Bombeiros, Major André Lopes, juntamente com a 2º Tenente Ana Paula e a Soldado Angélica, que faz as coletas semanalmente, visitaram a UTI. Qual foi a surpresa quando os militares chegaram à UTI e foram recebidos com decoração especial alusiva ao Corpo de Bombeiros. Frases de agradecimento e homenagens estavam dispostas pelas paredes, capacetes de bombeiros dispostos sobre as incubadoras e bebês vestidos com fardinhas de Bombeiro. Ao final, uma bela mensagem foi lida, como forma de gratidão. A equipe do Corpo de Bombeiros que foi até o local para conhecer um pouco mais sobre o a influência que o Projeto “Bombeiro Amigo da Criança” exerce sobre esses pequeninos bebês foi surpreendida com tantas homenagens e demonstrações de carinho preparadas por toda a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais membros da ala neonatal. Conhecer aqueles pequenos bebês, incluindo a Angel Victória e a Ayla, duas bebês que estavam vestidas com roupinhas de bombeiro, serviu para reforçar a dimensão da importância que cada ml doado e cada frasco coletado têm na vida desses bebês que necessitam de internamento logo após o nascimento.

O Corpo de Bombeiros sente-se honrado por fazer parte desse projeto e convida todas as mães que queiram e possam fazer sua doação para entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital da Providência, pelo telefone (43) 3420-1479 ou diretamente no Hospital.

Fonte: Comunicação Social do 11º Grupamento de Bombeiros.
Fotos: Hospital Materno Infantil/Hospital da Providência.