Recebimento de Viaturas 09/02/2015 - 10:48

Foi realizada na manhã do dia 05 de Fevereiro (quinta-feira) a entrega de duas novas viaturas para o 4° Grupamento de Bombeiros. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, em especial a presença do Exmo. Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Juceli Simiano Júnior.

O Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), entregue na solenidade, foi adquirido com recursos do FUNESP – fundo especial de segurança pública, num valor de 589 mil reais, valor este arrecadado mediante a realização das vistorias e análises de projetos feitas pela B-7 - setor de prevenção e vistorias do corpo de bombeiros de nosso estado.

O novo ABTR é uma viatura de grande porte que será empregada no atendimento a ocorrências de combate a incêndios urbanos e ambientais, além de atividades de resgate e salvamentos diversos.

Este veículo possui um compartimento de capacidade para 4 mil litros de água e conta ainda com um tanque adicional de capacidade de 250 litros para LGE - líquido gerador de espuma, substância essa fundamental para potencializar a extinção de incêndios envolvendo líquidos inflamáveis.

Foi também entregue no ato, o Auto Posto Comando da Defesa Civil. Adquirido também com recursos do FUNESP, o veículo teve um custo de 130 mil reais.

Esta viatura é destinada ao atendimento de ocorrências envolvendo atividades de Defesa Civil, bem como para eventos de grande vulto. Este veículo tem seu emprego exemplificado através das equipes que se deslocam a locais afetados por catástrofes a fim de prestar auxílio à população e orientação aos municípios, executando a função de posto de apoio e concentração do comando.

O novo veículo também pode ser empregado na fiscalização de transporte de produtos perigosos, além do atendimento a ocorrências pelo corpo de bombeiros em eventos de grande vulto como incêndios em grandes edificações, acidentes envolvendo produtos perigosos e demais ocorrências que abrangem áreas de grandes extensões.