Resgate de pessoas ilhadas na região do Morro Mãe Catira 06/02/2017 - 15:50

Um delicado resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros no município de Morretes, na região turística do Morro Mãe Catira na tarde deste domingo, 05 de fevereiro. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, do SAMU Litoral e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Aproximadamente às 18h, no rio homônimo ao morro, houve uma ¨cabeça d’água¨ - fenômenos de enchente abrupta do rio, normalmente em decorrência de chuvas em sua cabeceira. Devido ao aumento da correnteza e volume de água, cinco pessoas ficaram ilhadas em uma pedra. Quando as equipes chegaram no local, duas delas - um casal de adultos - já haviam saído em segurança, porém um adulto e duas crianças ainda estavam isolados.

Foram utilizadas técnicas de Salvamento em Águas Rápidas para acessar, equipar as vítimas com coletes fluentes e trazê-las em segurança para a margem. É um resgate que requer muita cautela e treinamento, já que existem muitos riscos para todos os envolvidos, incluindo os Bombeiros. Todos foram resgatados ilesos. O trabalho foi registrado em vídeo pelo efetivo do SAMU que auxiliava na operação e em fotos pelos tripulantes da aeronave Falcão 3 do BPMOA, que sobrevoava o local em apoio às guarnições.

"Há alguns anos trabalhamos no Corpo de Bombeiros do Paraná, especialmente no 8º GB - litoral, para implementar doutrina e equipamentos de salvamento em águas rápidas, e quando um atendimento assim é realizado, temos a certeza que estamos no caminho certo", declaração do comandante da Subunidade da guarnição envolvida.

Durante atendimento a cabeça de água em data de 05 de fevereiro, no município de Morretes, no rio Mãe Catira , duas vítimas infantis e uma adulta retiradas em total segurança.

Parabéns a equipe do Corpo de Bombeiros, através da fração de Morretes: Subtenente Sandro, 3º Sargento Cristiano e os Soldados Ferreira, Fernandes, Tagata, Assunção, Coca e Ernesto, pelo excelente trabalho!

Cap. Icaro Gabriel Greinert, Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros do 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná."