Salvamento em Águas Rápidas - SARp 01/02/2016 - 09:46

Dando continuidade aos treinamentos e a capacitação dos bombeiros, nesta semana foi concluído com êxito o segundo ciclo do Treinamento de Salvamento em Águas Rápidas no Rio Capivari, em Antonina - ano 2016, que visa aprimorar as técnicas de busca, resgate e salvamento em áreas alagadas, rios e cachoeiras.

Até o momento já foram nove turmas formadas, sendo que neste ano mais 38 bombeiros entre praças e oficiais de várias partes do estado agora estão capacitados para atuar não somente em ações no litoral, envolvendo situações de salvamento e resgate em rios e cachoeiras, mas também no interior do estado no atendimento a ocorrências de inundações, alagamentos, enxurradas e “cabeças d´água”, além das situações de defesa civil. Estes bombeiros agora poderão ser multiplicadores do conhecimento em suas regiões, em especial para os novos bombeiros que ingressarão na corporação este ano.

Como esta cada vez mais freqüente em nosso estado as chuvas torrenciais que causam alagamentos e enxurradas nas cidades, o Corpo de Bombeiros tem se preocupado em estar preparado no atendimento destas ocorrências, que hoje não é mais apenas uma preocupação das cidades litorâneas, mas também de todas as cidades do Paraná.

Outra preocupação visa à redução dos acidentes envolvendo Bombeiros nas ocorrências de alagamento ou enxurradas, sendo que para isso foram demonstradas durante o treinamento várias técnicas de salvamento e Equipamentos de Proteção Individual que devem ser utilizados pelos bombeiros no atendimento das ocorrências nesta natureza, objetivando sempre a preservação da vida da vitima e do bombeiro.

O curso de salvamento em águas rápidas é um tema relativamente novo, que começou a ganhar ênfase em 2012. “Trabalhamos com uma metodologia de trabalho internacional, que envolve o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) diferenciados, para serem utilizados especificamente nesse tipo de situação”, explica o capitão Ícaro Gabriel Greinert.

O treinamento para os bombeiros é muito importante, pois necessitam sempre estarem bem preparados para o atendimento de diversas ocorrências em seu turno de serviço, podendo ser situações de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, busca de pessoas, além de atividades de defesa civil entre outras. Desta forma, entendemos que o treinamento não pode parar, ele deve ser constante e sempre ser aperfeiçoado com técnicas novas e com aquisição de equipamentos adequados.