Salvamento em Guaratuba 08/12/2015 - 14:30

No fim da tarde do dia 06 de dezembro de 2015 (Domingo), o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, através da sua fração em Guaratuba/PR, foi acionado para atender a uma ocorrência de afogamento.

Por volta das 18h duas mulheres e um homem que estavam nas pedras do Morro do Cristo escorregaram e caíram na água. O rapaz conseguiu rapidamente voltar para terra, porém as meninas foram levadas pela correnteza, que estava bastante forte. Um segundo homem, que observava, pulou na água para tentar ajudar e acabou também sendo levado, sem conseguir retornar.
Os Guarda Vidas do Posto Brejatuba 1, ao perceberem a situação de risco, entraram para socorrer as vítimas, alcançando-as e fornecendo sustentação para que estas não afundassem.
Através do telefone de emergência 193, foi comunicada a ocorrência e, mesmo obtendo a informação que os GVs estavam dando atendimento, foram acionados os Bombeiros do posto vizinho, PGV Morro do Cristo e, ainda, uma Moto Aquática, uma Ambulância e uma caminhonete com reforço de material e pessoal do Corpo de Bombeiros. Com o auxílio dos militares e da moto aquática, as três pessoas foram conduzidas à areia. Os bombeiros iniciaram imediatamente o protocolo de atendimento do afogado e foi realizado o transporte das vítimas ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Todos encontravam-se conscientes e ficaram em observação sob cuidados médicos.

Antes de entrar no mar, visite o site: xoops.celepar.parana/v3/sesp_bombeiros, acesse o link sobre os Postos de Guarda-vidas, lá você encontrará informações, dicas de segurança e telefones úteis.
Lembre-se: “ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO!”. Nunca salte de pedras e, antes de escalá-las, consulte um guarda-vidas sobre as condições de segurança.

Em caso de emergências, LIGUE 193 – CORPO DE BOMBEIROS.