Simpósio de Defesa Civil - “Construindo Cidades Resilientes” 23/06/2015 - 15:40

O Simpósio de Defesa Civil sobre a campanha “Construindo cidades resilientes” aconteceu no dia 18 de junho, no auditório da Universidade do Oeste do Paraná -UNIOESTE em Francisco Beltrão. Estiveram presentes para prestigiar o evento o Prefeito Municipal de Francisco Beltrão, Antônio Cantelmo Neto, o General de Brigada Luiz Antonio Duzuit Brito, comandante da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, o Cel. Adilson Castilho Casitas, Chefe da Casa Militar e naquela ocasião representando o Governador do Paraná, o Cel. Fábio Mariano de Oliveira, representando o comando do Corpo de Bombeiros, a Promotora Maria Fernanda Belentani, os Prefeitos de municípios do sudoeste (Marmeleiro, Ampére, Bom Jesus do Sul, São João), além dos comandantes de Grupamento e Subgrupamentos de Bombeiros, Batalhões de Polícia Militar e do Exército. Bombeiros militares da região, agentes de defesa civil, servidores públicos e universitários estiveram presentes para acompanhar as palestras e debates.

Palestraram durante o Simpósio o Senhor Armin Braun, Diretor do Ministério da Integração Nacional, o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado São Paulo, Cel. José Roberto Rodrigues de Oliveira com a palestra “Política estadual para redução de riscos de desastres: alinhamento ao marco de Sendai” e encerrou o ciclo no período da manhã o senhor Sidnei Furtado Fernandes, Chefe da campanha cidades resilientes no Brasil, falando sobre a “Campanha das cidades resilientes no Brasil”.

No período da tarde, palestrou o Senhor David Stevens, Chefe do escritório regional das Américas para redução de desastres da ONU, sobre “Reduzindo os riscos atuais e futuros”, seguido pela palavra do Ten.-Cel. Edemilson de Barros que falou sobre “Plano de contingência online no apoio às cidades resilientes” e, encerrando o ciclo de palestras do simpósio, o Prof° Doutorando da UTFPR Wagner Aguiar que falou sobre “Bacia hidrográfica como unidade de estudo: Bacia do rio Marrecas”.

Durante o evento foi entregue o Certificado de Cidades Resilientes ao Prefeito Cantelmo Neto, destacando a adesão dos municípios de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Realeza, Bom Jesus do Sul, São Jorge e Capanema ao programa.

Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.