Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas 23/07/2015 - 08:47

O 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente realizou na manhã de segunda-feira (20) um atendimento simulado a ocorrência com múltiplas vítimas que chamou a atenção de quem passou pela Praça Miguel Rossafa, no centro de Umuarama. Ao todo, foram mobilizados mais de 30 profissionais de diversas áreas ligadas a socorro e atendimento que puderam realizar um treinamento sobre o procedimento a ser adotado em caso de acidentes.
“O objetivo foi permitir que em um caso real todos saibam o que fazer e como fazer, assegurando um atendimento rápido e eficiente às vítimas”, afirmou o responsável pela organização do evento, Aspirante do Corpo de Bombeiros Adonis Bacuri Pereira da Silva.
Para que o simulado ocorresse foram pelo menos quatro horas de trabalho desde a montagem do cenário até o atendimento a todas as vítimas fictícias. O evento simulado foi uma colisão envolvendo três veículos, sendo um incendiado, que resultou em uma vítima fatal e sete feridos. No papel da vítima morta carbonizada um boneco. As outras vítimas foram todos voluntários do Tiro de Guerra.
Segundo o tenente Wilian Rodrigo Marques esse foi o primeiro simulado realizado este ano, mas que outros devem ser feitos nos próximos meses, visando sempre o aprimoramento das equipes de atendimento. Somente nos primeiros sete meses do ano foram atendidos pelos bombeiros de Umuarama 337 vítimas envolvendo carros e motos. Já as vítimas fatais chegaram a seis. O maior índice de vítimas são de acidentes envolvendo motos. Nesses números não estão computados os casos em que o atendimento é prestado somente pelo Samu ou de vítimas que morreram no hospital.
Outro ponto que pode ser reforçado no simulado é a importância do isolamento do local do acidente, considerado primordial para o atendimento às vítimas e também impedir que curiosos possam se envolver na ocorrência. Hoje a falta de respeito das pessoas pelas áreas de isolamento, que normalmente buscam tirar fotos ou gravar vídeos, é um dos maiores empecilhos no atendimento as vítimas, pois essas pessoas acabam atrapalhando e até mesmo atrasando a prestação do socorro.
O simulado envolveu além dos bombeiros, profissionais do Samu, IML -Instituto Médico Legal, Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretária Municipal de Saúde, Regional de Saúde e Tiro de Guerra.