Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas 24/08/2016 - 12:50

Neste dia 23 de agosto foi realizado um simulado de atendimento a múltiplas vítimas promovido pelo 5ºSGBI que contou com a parceria do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar, 16º BPM, SAMU Guarapuava, Guaratran e Faculdade Campo Real ainda estiveram no local participaram como vitimas 45 alunos da faculdade e aproximadamente 150 espectadores tornando a situação mais próxima do real.

A simulação de acidentes com veículos sinistrados tem como objetivo assegurar a compreensão dos papéis e processos da organização da resposta pelo Sistema de Comando de Incidente (SCI) pelas equipes envolvidas em um sinistro bem como sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos, sobre a necessidade e a importância da prevenção de acidentes de trânsito.

O SCI é uma disciplina ministrada no curso de formação soldado bombeiro militar sendo uma ferramenta para padronização de atendimento a todos os tipos de incidentes, fundamental quando envolve mais de um órgão respondedor. Os alunos soldados do 5ºSGBI puderam vivenciar através dessa prática a integração de diversas disciplinas como o SCI, atendimento pré-hospitalar, salvamento veicular, combate a incêndio e Psicologia das emergências. A interdisciplinaridade deve ser compreendida e buscada concretamente dentro da formação destes novos bombeiros.