Simulado de acidente entre trem e ônibus com múltiplas vítimas mobiliza órgãos estaduais e municipais em Paranaguá 16/02/2017 - 14:50

A Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros, juntamente com outros órgãos estaduais e municipais, farão um simulado que retrata uma colisão entre um trem e um ônibus para verificar a capacidade de atendimento das equipes de vários órgãos, no município de Paranaguá (PR), Litoral do estado. O evento acontece às 10 horas desta quinta-feira (16/02) com ações simultâneas. Na semana passada uma reunião foi feita entre as instituições para definir questões relacionadas à esta atividade.

Participam do evento, além da PM e do Corpo de Bombeiros, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a ECOVIA, o OGMO, a COMPDEC, a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa RUMO. O simulado acontecerá na Avenida Portuária, próximo à antiga alfândega de Paranaguá. Na ocorrência estão previstas 30 vítimas caracterizadas e o atendimento de ambulâncias, com apoio aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

“Nossa participação é integrar com os demais órgãos envolvidos e conscientizar as equipes de atendimento, como a Radiopatrulha que não tem contato muito próximo com este tipo de evento. Os policiais militares tem que ter noção da sua atuação no que se refere ao isolamento do local para facilitar o atendimento das equipes de socorro para as vítimas”, explica o Subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e Coordenador Operacional do Verão Paraná, major César Kamakawa.

O exercício tem como intuito testar o sistema de resposta local para situações com múltiplas vítimas. Após a atividade será feita uma reunião com todos os órgãos para apontar os pontos fortes e as melhoras necessárias. "O simulado deve ser feito todo ano, mas com temáticas diferentes. Neste ano escolhemos uma colisão entre um trem e um ônibus que é algo possível de acontecer em Paranaguá. O objetivo é testar o sistema de resposta local", explica o capitão Ícaro Gabriel Greinert do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Segundo o capitão Gabriel, a simulação acontecerá simultaneamente com os órgãos sendo acionados conforme a necessidade de um acidente desse tamanho. "As vítimas serão encaminhadas ao Hospital Regional de Paranaguá onde uma ala está sendo preparada especificamente para esta atividade. Outras vítimas, com maior gravidade, serão transportadas pela aeronave do BPMOA", acrescenta.

Serviço: Simulado de acidente com múltiplas vítimas
Data: 16/02/2017 (quinta-feira)
Local: Avenida Portuária, próximo à antiga alfândega, Paranaguá (PR), litoral do estado.