Simulado no Porto de Paranaguá 30/04/2015 - 15:46

Na tarde desta quarta-feira, 29 de abril de 2015, Bombeiros do 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná participaram ativamente do exercício simulado de incêndio em um tanque de armazenamento de óleo diesel, na empresa Cattalini Terminais Marítimos S/A, envolvendo o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) do Porto de Paranaguá.

O simulado de acionamento ocorreu por volta das 14h40min e teve a participação das empresas que, em setembro de 2014, após diversas reuniões e com a assessoria do Corpo de Bombeiros, assinaram o Plano de Auxílio Mútuo dos Portos de Paranaguá e Antonina, que engloba aproximadamente 30 empresas, divididas em cinco subgrupos, sendo eles Granel Líquido; Granel Sólido Vegetal; Granel Sólido Mineral; Carga Geral e Contêiner.

O objetivo do exercício foi alcançado, as empresas acionadas compareceram e o gerenciamento dos recursos materiais e pessoais ficou sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, depois de sua chegada ao local sinistrado.

Com suas ações pautadas no Sistema de Comando de Incidentes (SCI), foi possível, por meio do estabelecimento do Posto de Comando Móvel da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, a coordenação e o gerenciamento da ocorrência simulada por parte do 8º Grupamento de Bombeiros.