Soldado do Corpo de Bombeiros de Apucarana é Campeão em Corrida de Montanha realizada em Santa Catarina 23/05/2018 - 09:03

O soldado do Corpo de Bombeiros de Apucarana, Victor Hugo Sobreira de Faria, 35 anos, foi campeão de sua categoria no Ultra Desafio Baleia Franca, realizado em Garopaba, SC, no último final de semana. A prova, ao estilo trail run, teve largada às 7h do sábado, 19, e os 45 km do percurso foram vencidos pelo soldado em 6h48min39s. No domingo, 20, o início foi às 8h e em 1h08min05s Victor terminou os 10,5km. A soma dos resultados obtidos deram ao militar, além da 1ª colocação em sua categoria, o 9º lugar geral: um ótimo desempenho para uma prova que exige muito do atleta e que teve cerca de 330 inscritos.

Este estilo de competição é também chamado “Corrida de Montanha” e tem conquistado muitos atletas no Brasil e no mundo. Sua principal característica é acontecer em áreas litorâneas ou rurais com terrenos bastante acidentados, irregulares, costões, subidas e descidas em estradas de terra batida. Mais do que uma corrida de rua, este estilo de competição exige força e resistência do atleta para que vença, além das distâncias estabelecidas, os percalços inerentes ao percurso em meio à natureza.

O soldado Victor começou a correr em 2009, quando treinava para os testes físicos de ingresso do Corpo de Bombeiros, e não parou mais. Desde 2014 seus treinos são voltados ao estilo trail run e, para cada prova específica, ele faz uma programação diferente. O militar conta com o apoio do seu companheiro de farda, soldado Bresciani, profissional de educação física, que auxilia nos treinos de corrida. Os últimos 4 meses foram dedicados à preparação para essa prova de Garopaba: “e na semana que vem já começa tudo de novo: um novo treino para outra prova. Tipo de terreno, clima, tempo de prova, quantidade de equipamento que vou levar, se vou correr a noite ou de dia, tudo conta para o treinamento”, conta Victor.

Quanto à rotina de treinamento e os turnos de serviço, o soldado conta que consegue conciliar: “nos dias de folga faço fortalecimento pela manhã, corro na hora do almoço ou fim da tarde, duas vezes por semana. Aos finais de semana chego a acordar 4h da manhã para treinar e poder passar o dia com a família. O trabalho como bombeiro muitas vezes vale mais que o treino, mas quando há possibilidade, utilizo a piscina e a academia para treinamentos”.

O Corpo de Bombeiros de Apucarana parabeniza o soldado Victor por seu desempenho na competição, sua dedicação ao esporte e por aliar a prática de atividades físicas ao seu trabalho como integrante da Corporação.