Solenidade de Promoção por Ato de Bravura 19/08/2014 - 08:40

Em data de 18 de agosto em ato solene no Palácio Iguaçu, o Cabo Edilson Sebastião de Meira foi promovido à 3º Sargento, por ato de bravura. Este bombeiro pelo seu ato meritório de homenagens enalteceu o nome da corporação quando deu sua própria vida para tentar salvar outra.
No dia 08 de junho de 2014 no momento que ocorria o maior alagamento da história de Guarapuava a equipe de resgate e salvamento do quartel de Bombeiros do Município fazia um atendimento de uma vítima que estava escorada em um pedaço de árvore cercada pela corrente do rio. O Cabo Meira já equipado enquanto colocava o material de resgate na vítima a mesma em desespero se agarrou ao resgatista e os dois imediatamente afundaram sendo arrastados pela forte corredeira do rio. A equipe prontamente começou a puxar os dois indivíduos pela corda da vida a qual o Cabo Meira estava preso e durante o percurso o peso dos dois corpos e mais a força da água foi sentido por seus companheiros de farda que tiraram uma força imensurável para retira-los da água. Até que a tensão da corda cedeu e ali sabiam que tinham perdido dois homens, pois da forma como conheciam o seu amigo Meira ele somente soltaria a vítima quando ele mesmo já não respondia mais. Os bombeiros retiraram o corpo do Cabo Meira da água inconsciente com parada cardiorrespiratória. Iniciaram a ressuscitação com massagem cardíaca até que seu coração voltasse a bater.
Graças à equipe do Corpo de Bombeiros, o auxilio médico e ao atendimento hospitalar adequado podemos hoje dizer ao nosso herói e exemplo de caráter, honra, dedicação e devoção nosso muito obrigado pela inspiração e exemplo.