Solenidade na APMG homenageia o Patrono da Polícia Militar do Paraná 21/05/2019 - 09:24

O patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Sarmento, foi homenageado durante uma solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento aconteceu na manhã dessa segunda-feira (20/05) e 64 pessoas foram agraciadas com a Medalha coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar.

Para o secretário de estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, essa singela homenagem garante aos agraciados o eterno reconhecimento pelos serviços prestados à Polícia Militar do Paraná. “Esta conquista dos militares é mérito exclusivo de sua dedicação ao serviço, correção de atitudes e evidência ao Culto e aos valores da profissão”, disse.

“Os policiais militares representam valores como dedicação, preparo e prontidão quando nada mais resta para prestar apoio. Vocês enfrentam as adversidades do tempo, do fogo e da multidão com o único objetivo de proteger o próximo”, continuou o general Carbonell. “Muitas vezes as pessoas esquecem quantos vocês salvaram, quantas vidas foram poupadas e protegidas, potencializando uma falha, e esquecendo que somente Deus é infalível e onipresente, mas vocês continuam disponível, prontos e, quando necessário, estarão presentes, com a mão estendida”, complementou.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, falou sobre a importância de reconhecer o valor do patrono em prol da segurança Pública do Paraná que rompeu barreiras dentro da própria estrutura hierárquica da instituição e destacou-se pelo seu valor. “A medalha coronel Sarmento é uma das maiores condecorações da PM do Paraná, aquele que recebe sinta-se honrado e reconhecido pelo seu esforço em prol da segurança pública”, disse.

O todo foram 64 pessoas, entre militares, civis e In Memoriam, agraciados com a Medalha coronel Sarmento que é conferida, anualmente, pelo Chefe do Executivo, mediante proposta do Comandante-Geral, aos que mais se destacaram em favor da causa pública.

As tropas representativas das unidades da PM e do Corpo de Bombeiros, com majestade e elegância, perfilaram-se diante do palanque de autoridades com brados de ordem durante o desfile. Participaram da atividade pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e do Corpo de Bombeiros.

CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Estiveram presentes no evento o secretário de estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell; o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Chefe do Estado-Maior, coronel Lanes Randal Prates Marques; o Diretor de Desenvolvimento Tecnologia e Qualidade, coronel Antônio Zanatta Neto; o Ajudante-Geral, Reginaldo Silva de Oliveira; além de representantes do poder judiciário, oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros e convidados.

Comunicação da Polícia Militar do Paraná

Fotos: Soldado Ismael Ponchio e Soldado Fernando Chauchuti